Home
Estilo de Vida
Você sabia? Vape pode causar bruxismo
Estilo de Vida

Você sabia? Vape pode causar bruxismo

publisherLogo
Bons Fluidos
28/10/2024 16h22
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16383221/original/open-uri20241028-17-rxo4f5?1730132812
©Canva Equipes/SOK-STUDIO
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O vape, também conhecido como cigarro eletrônico, é vendido como uma alternativa menos prejudicial à saúde por não emitir cheiro e fumaça, mas estudos estão descobrindo que não é bem assim. Segundo a cirurgiã-dentista e especialista em bruxismo, Dra. Andrea Melo, a substância emitida faz muito mal para a boca, especialmente quando o assunto é bruxismo . Entenda:

Fator de risco

De acordo com dados de 2023 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2,9 milhões de brasileiros consomem cigarros eletrônicos no Brasil, e este número é cinco vezes maior que o de 2022. Isso, de acordo com a especialista, é muito preocupante, pois, não só o vape, mas o tabagismo em geral é um fator de risco para o bruxismo. “O consumo está associado devido ao aumento da atividade muscular e dopaminérgica causado pela nicotina”, explica.

Consequências

Além deste problema, a saúde bucal pode ser afetada por várias formas. “O uso excessivo de cigarros eletrônicos pode prejudicar fragilizando o esmalte de dentes , reduzindo a saliva e aumentando o risco de cáries, além de alterar a microbiota bucal. Ademais, a pessoa também tende a desenvolver doenças pulmonares e cardiovasculares graves, inflamações crônicas, dependência de nicotina, enfraquecimento do sistema imunológico e outros problemas na saúde bucal”, alerta Melo.

Cuidados

Para evitar o bruxismo, a profissional afirma que é necessário seguir alguns pilares. “Primeiramente, ajuste seus hábitos alimentares e melhore a higiene do seu sono . Use a suplementação para aprofundar o sono. Realize ajustes oclusais para prevenir danos aos dentes causados por mordida incorreta. Por fim, utilize uma placa personalizada para proteção noturna”, conclui.

Cigarro eletrônico não é método eficaz para parar de fumar

Quais são os métodos que ajudam um indivíduo a parar de fumar? Mascar chicletes e usar adesivos anti-tabagismo são alguns deles, certo? Para várias pessoas que estão no processo de largar o cigarro , os “vapes”, ou cigarros eletrônicos, também passam a ser uma possível alternativa.

O vape, que, na verdade, é a abreviação de “vaporizador”, é um aparelho mecânico-eletrônico, cujo objetivo é simular um cigarro. Mas o que o vape vaporiza? Os e-liquidos, e-sucos, e-juices, juices ou popularmente chamados de essenciais, são os líquidos, particularmente viscosos, com saborizantes e nicotina, usados no dispositivo.

Apesar de não conter tabaco, seria o vape considerado um método eficiente para quem quer parar de fumar cigarro? A resposta é não. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também