TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Como Lula pode se prevenir de possíveis quedas? Médico explica
Estilo de Vida

Como Lula pode se prevenir de possíveis quedas? Médico explica

publisherLogo
Caras
30/10/2024 17h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16385198/original/open-uri20241030-17-10bsuic?1730307779
©Foto: Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (79), mais conhecido como Lula, sofreu um acidente doméstico no início de outubro e bateu a cabeça, precisando cancelar compromissos de sua agenda. A queda acende um alerta para diversos idosos do país, que podem tomar medidas para prevenir eventuais acidentes como o do político.

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico reumatologista Fabio Jennings explica que existem diversos pontos para que quedas como a de Lula possam ser evitadas. O especialista diz que, dicas como adaptar o ambiente, instalar dispositivos de segurança e incentivar idosos a praticar exercícios físicos, são importantes.

Além disso, Jennings também explica que existem atitudes para serem tomadas caso aconteça uma queda. "[É importante] entender como se deu a queda (perda de equilíbrio, desmaios, tropeços) e o se foi da própria altura, observando o nível de consciência da pessoa, e localizar as regiões do corpo que foram atingidas e interrogar sobre a presença de dor", explica.

"Caso seja um idoso com muita fragilidade ou doenças crônicas com trauma na cabeça e coluna, ou queixando-se de dor intensa nos membros afetados, há necessidade de procurar atendimento em pronto-socorro, chamando ambulância em casos mais graves", completa o médico.

CONFIRA LISTA DE ATITUDES PARA EVITAR QUEDAS DE IDOSOS:

  • Adaptar o ambiente retirando obstáculos que possam causar tropeços como escadas, tapetes, degraus, mesinhas, e alterando posição de móveis como rebaixar armários e elevar vasos sanitários;
  • Instalar dispositivos de segurança como corrimões nos banheiros, pisos antiderrapantes e pegadores de objetos no chão;
  • Identificar e tratar condições crônicas como déficit visual e auditivo que podem piorar o equilíbrio;
  • Monitorizar e tratar perdas de massa muscular e massa óssea assim como deficiências de cálcio e vitamina D;
  • Estimular os idosos a se engajarem em programas de exercícios, especialmente de fortalecimento muscular e de treino de equilíbrio.

Em 20 de outubro, Lula viajaria para Kazan, na Rússia, para uma reunião da cúpula do Brics. No entanto, no sábado, 19, o presidente caiu no banheiro de casa e foi encaminhado para o Hospital Sírio-Libanês da capital. Apesar do caso não ter sido considerado grave, ele levou três pontos na parte de trás da cabeça e recebeu acompanhamento médico.

Leia mais em: Veja como ficou a cicatriz na cabeça de Lula, após acidente doméstico

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ACOMPANHANDO O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL:

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também