Médica alerta sobre riscos de harmonização das mãos de Gkay: 'Hematomas'

Contigo!






Nesta quinta-feira (17), Gkay chamou a atenção dos internautas ao compartilhar um novo procedimento estético ao qual foi submetida. A influenciadora digital viajou para Los Angeles, nos Estados Unidos, para realizar uma harmonização nas mãos. Em entrevista à Contigo!, Dra. Flávia Cardozo Santos Maklouf explica mais detalhes da intervenção, incluindo os prós e contras.
"A harmonização das mãos é um conjunto de cuidados e procedimentos estéticos que busca devolver volume, firmeza e uniformidade ao tom da pele, suavizando não só os sinais de envelhecimento, como também as manchas e pigmentações causadas pelo sol — que são muito comuns nessa região tão exposta no dia a dia. Assim como o rosto, as mãos perdem gordura, colágeno e elasticidade com o tempo, ficando com aspecto magro, flácido, rugoso e com veias mais aparentes. Além disso, a exposição solar acumulada ao longo dos anos favorece o surgimento de manchas, que também denunciam a idade", explica.
"O tratamento combina preenchedores dérmicos, como ácido hialurônico ou bioestimuladores de colágeno, com protocolos específicos para clareamento e uniformização da pele — resultando em mãos visualmente mais jovens, hidratadas e iluminadas (...) Embora a harmonização facial ainda seja mais conhecida, o cuidado com as mãos — que inclui o tratamento de manchas solares e a recuperação da textura e volume da pele — tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil e no mundo", acrescenta.
A dermatologista ainda destaca que o procedimento é usado em diversos casos, como em mãos com perda de volume e definição, veias e tendões muito aparentes, flacidez, ressecamento e aspereza, presença de manchas solares e pigmentações irregulares e em pessoas que desejam um rejuvenescimento completo — rosto e mãos em sintonia.
Apesar disso, há uma série de contraindicações para gestantes e lactantes, pessoas com doenças autoimunes ativas, infecções locais na pele ou alergias aos componentes dos produtos e distúrbios de coagulação sem controle. Assim como qualquer outro procedimento estético, Dra. Flávia Cardozo Santos Maklouf reforça que há riscos e possíveis efeitos colaterais.
"Quando realizado por dermatologistas habilitados, o procedimento é seguro. Porém, como todo tratamento estético, podem ocorrer: inchaço leve e temporário, hematomas nas áreas de aplicação, assimetrias (corrigíveis em retorno de avaliação) e reações alérgicas ou nódulos são raros, especialmente se a técnica e o produto forem adequados. Por isso, é essencial confiar seus cuidados a uma clínica dermatológica especializada", enfatiza.
Após o procedimento, os pacientes, assim como a influenciadora digital, devem seguir alguns cuidados: "Evitar exposição solar nas primeiras 48h — proteção solar é sempre fundamental para evitar novas manchas, não massagear ou apertar a região tratada, manter a hidratação da pele e seguir todas as orientações dermatológicas, evitar atividades físicas intensas nas primeiras 24-48h e realizar retorno para avaliação e manutenção, quando necessário".
Leia também: Especialista explica mudança no rosto de Gkay após perrengue na imigração dos EUA: 'Algo sério'


