TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Confira cuidados e sinais de perigo em temperaturas acima dos 42°C
Estilo de Vida

Confira cuidados e sinais de perigo em temperaturas acima dos 42°C

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
18/02/2025 14h20
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16465831/original/open-uri20250218-149-d1belz?1739889969
©bing.com - rubenluengas.com
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Com temperaturas acima dos 40°C em diversas regiões do Brasil nesta semana, a população enfrenta um desafio diante do limite de calor suportado pelo corpo humano. Temperaturas acima de 42°C são consideradas perigosas, sendo que a sensação térmica pode ser ainda mais elevada, levando em conta fatores como vento, radiação solar, esforço e umidade do ar. Os estados mais atingidos pela onda de calor são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. 

 

Estudos realizados apontam que o corpo humano saudável tem uma tolerância de aproximadamente 31°C em ambientes com 100% de umidade. O ambiente úmido diminui a capacidade de transpiração, causando uma maior sensação de calor. No entanto, diversos elementos influenciam na percepção do calor pelas pessoas, como suas condições de saúde, faixa etária e ambiente em que vivem.  

A adaptação do corpo humano ao calor varia de acordo com as regiões do país. Moradores de São Paulo, por exemplo, começam a sofrer com o calor a partir dos 28°C, enquanto em Teresina, suportam temperaturas até os 34°C. 

Entre os grupos mais vulneráveis que podem sofrer com as temperaturas acima dos 42°C, estão idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

A marca de 44°C atingida na Zona Oeste do Rio de Janeiro é a mais alta já registrada desde 2014, quando as medições tiveram início, sendo que a média tem se mantido em torno de 41,3°C. A cidade atingiu o nível 4 de calor, em uma escala que vai de 0 a 5. Para esta terça-feira, a previsão é de que os termômetros alcancem 42,5°C na cidade.

Entre as medidas necessárias para enfrentar o calorão, estão tomar água com frequência, usar protetor solar e chapéu ou boné. Entre os sintomas de alerta nas altas temperaturas estão suar mais que o normal, fraqueza, mal estar e náusea. É importante procurar por atendimento médico assim que algum dos sintomas aparece. 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também