Creatina: laudo aponta 10 marcas que não contém o suplemento
ICARO Media Group TITAN
Em recente laudo divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), foi revelado que 18 marcas de creatina à venda no mercado foram reprovadas quanto ao teor real da substância presente nos produtos. De um total de 88 marcas analisadas, essas 18 apresentaram inconformidade entre a informação no rótulo e o que de fato consta no produto, sendo que a legislação vigente permite uma variação de até 20%. Entre essas marcas, 10 tiveram uma variação de -100%, ou seja, não continham creatina, mas sim qualquer tipo de farinha em sua composição.
Confira a lista de marcas com variação de -100%, que não contém o suplemento: Cellucor, Dymatrix Nutrition, Generic Labs, Impure Nutrition, Intlab, Iron Tech Sports Nutrition, Muscle Pharm, NFT Nutrition e Tribe Nutrition.
A creatina ganhou destaque como o suplemento esportivo mais pesquisado no Brasil no ano passado, superando até mesmo o whey protein. O aumento da procura pelo produto está diretamente ligado ao crescente interesse no consumo de suplementos.
Normalmente, ela é produzida pelo fígado, rins e pâncreas, a partir de alguns aminoácidos. Carnes, peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados também contém a substância. Em geral, nosso corpo produz cerca de 1 grama de creatina por dia e outro 1 grama é ingerido na dieta. Como suplemento, a creatina auxilia no aumento da força, da potência e da massa muscular. É sempre bom consultar um especialista, como médico ou nutricionista antes de começar a consumir o suplemento.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , BlueSky , Threads e Telegram