Dia Nacional da Doação de Órgãos: Brasil reforça a importância do ato
ICARO Media Group TITAN
Hoje, 27 de setembro, marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a relevância desse ato solidário que salva vidas. Mesmo sendo referência mundial em transplantes, com quase 90% realizados pelo SUS, o país ainda enfrenta o desafio de ampliar o número de doadores. Em 2022, foi aprovada a Lei 14.722/2023, que estabelece a Política Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, buscando fortalecer o sistema de transplantes e estimular mais pessoas a aderirem à doação.
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Brasil ocupa a vigésima sexta posição no ranking mundial de doadores a cada 1 milhão de pessoas. Mesmo com mais de 14 mil transplantes realizados no primeiro semestre deste ano, a lista de espera ainda conta com mais de 44 mil pessoas aguardando por um órgão. O senador Humberto Costa, relator da Política Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, ressalta a relevância dessa iniciativa para aumentar a conscientização e preservar a dignidade humana.
Em um cenário onde a solidariedade é essencial, o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos como forma de sensibilizar a população sobre a importância desse gesto que pode fazer a diferença na vida de tantas pessoas. A aprovação da Política Nacional de Incentivo à 'Doação de Órgãos' representa um passo importante para fortalecer o sistema de transplantes e incentivar mais indivíduos a se tornarem doadores, contribuindo para salvar vidas e proporcionar uma melhor qualidade de vida para aqueles que aguardam por um órgão.
Comunique sua família sobre a vontade de doar órgãos e contribua para salvar vidas!
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , BlueSky , Threads e Telegram