LinkedIn revela as 25 posições que mais crescem no mercado de trabalho brasileiro

ICARO Media Group TITAN






O LinkedIn divulgou a lista das 25 posições com maior crescimento no mercado de trabalho brasileiro nos últimos 3 anos. Essa seleção é uma ferramenta que destaca as áreas de destaque e serve como orientação para profissionais em diferentes estágios de carreira. Além de apresentar as descrições dos cargos em alta, a plataforma também fornece informações sobre competências mais comuns, setores predominantes, regiões com mais contratações, disponibilidade de trabalho remoto e híbrido, e o tempo médio de experiência necessário para assumir cada cargo.
No Brasil, a primeira posição da lista é ocupada pelo Diretor de Receita. Esse profissional é responsável por liderar os processos geradores de receita em uma empresa, alinhando as equipes de marketing e vendas para maximizar as oportunidades de crescimento. As cidades de São Paulo, Florianópolis e Campinas se destacam como os principais locais com contratações para esse cargo, e o tempo médio de experiência necessário é de 7,8 anos. Os principais cargos ocupados antes da contratação como Diretor de Receita foram Diretor de Operações, Chefe de Vendas e Diretor Comercial.
Em seguida, encontra-se a posição de Engenheiro de Segurança de Processo, responsável por analisar e implementar medidas para prevenir acidentes e garantir a conformidade com as regulamentações de segurança. Esse cargo é comum nos setores de extração de petróleo e gás natural, atividades de consultoria em gestão empresarial e obras de infraestrutura. As cidades mais frequentes nas contratações são Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, com um tempo médio de experiência necessário de 5,8 anos. Antes de assumirem o cargo de Engenheiro de Segurança de Processo, os profissionais ocupavam cargos como Analista de Segurança, Engenheiro Químico e Engenheiro de Operações.
A terceira posição, de Neuropsicólogo, destaca o trabalho desse especialista que atua no relacionamento entre função cerebral, comportamento e habilidade cognitiva. Com competências como avaliação neuropsicológica, neuropsicologia e psicologia clínica, esse profissional é comumente encontrado em consultórios médicos, atividades de recreação e lazer, e atividades de organizações sem fins lucrativos. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba se destacam nas contratações para esse cargo, com um tempo médio de experiência necessário de 2,9 anos. Os principais cargos ocupados antes da contratação como Neuropsicólogo foram Psicólogo, Psicólogo Organizacional e Psicólogo Clínico.
Veja os outros cargos que mais crescem no Brasil, segundo o LinkedIn:
4. Assistente de eventos
5. Assistente de patologia
6. Psicólogo pediátrico
7. Especialista em geração de leads
8. Assistente social
9. Analista de centro de operações de segurança
10. Bibliotecário
11. Especialista em folha de pagamento
12. Analista de saúde
13. Executivo de desenvolvimento de negócios
14. Técnico em audiovisual
15. Líder de gerenciamento de projetos
16. Executivo de vendas
17. Engenheiro de produção
18. Agente de viagens
19. Engenheiro de custos
20. Especialista em operações logísticas
21. Coordenador de segurança do trabalho
22. Mecânico de aeronaves
23. Especialista em precificação
24. Representante de marketing de campo
25. Analista de sustentabilidade
Os analistas do LinkedIn examinaram milhões de posições preenchidas por usuários da plataforma entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de julho de 2024 para determinar a taxa de expansão de cada função. Para serem incluídas na lista, as funções precisavam demonstrar um crescimento constante, apresentar um número suficiente de anúncios de emprego no LinkedIn no último ano e ter um aumento expressivo até 2024. Cargos semelhantes, mas com diferentes níveis de experiência, foram agrupados e avaliados em conjunto. Estágios, trabalhos voluntários e posições temporárias foram desconsiderados. As informações adicionais são baseadas nos perfis de usuários do LinkedIn que ocupam essas posições ou nas vagas relacionadas no país. A disponibilidade de posições remotas e híbridas se baseia nas vagas listadas entre novembro de 2023 e novembro de 2024 que foram marcadas como "remotas" ou "híbridas" pelos anunciantes ou continham palavras-chave relacionadas a esses modelos de trabalho. O tempo de experiência foi estimado usando a média de anos de experiência profissional acumulada antes do início do cargo em questão para os usuários contratados durante o período de análise da metodologia.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .


