Home
Estilo de Vida
Perda de massa muscular na terceira idade aumento risco de mortalidade
Estilo de Vida

Perda de massa muscular na terceira idade aumento risco de mortalidade

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
19/04/2024 17h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16173264/original/open-uri20240419-17-i1fmww?1713555182
©Freepik
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A sarcopenia, também conhecida como perda de massa magra, é um dos principais problemas de saúde enfrentados pelos idosos. Essa condição, caracterizada pela diminuição da massa e da força muscular, pode gerar complicações na saúde e prejudicar a qualidade de vida dos idosos, podendo até mesmo levar à morte.

De acordo com uma revisão de estudos publicada na revista Jama, da Associação Médica dos Estados Unidos, a sarcopenia - e a sarcopenia associada à obesidade - aumentam em cerca de 30% o risco de morte. O estudo acompanhou quase 6 mil pessoas e revelou a gravidade dessa condição.

A perda de massa muscular é comum após os 50 anos, estimando-se uma redução anual de 1% da massa muscular, 2% da velocidade de marcha e de 1,9% a 5% da força de preensão palmar. Cerca de 20% das mulheres são afetadas por essa redução de massa muscular.

A sarcopenia tem sido apontada como um fator determinante para o decréscimo da capacidade funcional dos idosos, fragilizando-os e dificultando a realização das atividades diárias. Além disso, aumenta o risco de quedas e prolonga as internações.

A obesidade é um fator que pode acentuar ainda mais a sarcopenia, através do aumento da infiltração de gordura nos músculos. A sarcopenia associada à obesidade tem sido estudada recentemente e é referida como uma importante causa de fragilidade física em pessoas idosas.

O oncologista Fernando Zamprogno, da Rede Meridional, destaca que o sedentarismo e a alimentação inadequada também contribuem para a perda de massa muscular. Ele ressalta a importância da prática regular de atividade física e de uma alimentação saudável como formas de prevenir a sarcopenia e outras doenças..

A sarcopenia afeta cerca de 15% dos brasileiros a partir dos 60 anos de idade, atingindo até 50% da população acima dos 80 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Nas mulheres acima dos 60 anos, a prevalência é de 16%, enquanto nos homens é de aproximadamente 14%, devido tanto à composição natural do organismo quanto às alterações hormonais.

A combinação de exercícios físicos de resistência e uma nutrição adequada, rica em proteínas, são fundamentais para prevenir ou tratar a sarcopenia. O diagnóstico dessa condição é realizado por meio de exames de densitometria e composição corporal, combinados com avaliação médica, além de testes de força e capacidade funcional.

A prática regular de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação adequada são medidas essenciais para manter a saúde e a funcionalidade dos músculos mesmo na terceira idade.

Imagem: Freepik

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também