Saiba como a microbiota intestinal influencia na saúde geral do corpo
ICARO Media Group TITAN
O intestino é um órgão fundamental para o funcionamento adequado do nosso organismo. Pesquisas recentes têm revelado como a microbiota intestinal, composta por milhões de microrganismos, pode impactar diversos aspectos da vida, saúde, peso e até mesmo o humor das pessoas.
Segundo especialistas, o intestino está cada vez mais sendo considerado um aliado no tratamento de doenças sistêmicas, como obesidade, câncer, alergias, problemas respiratórios e dermatológicos. A conexão direta entre o intestino e o cérebro, por meio do nervo vago, é uma das razões pelas quais o intestino é chamado de "segundo cérebro".
As pesquisas têm destacado o papel do microbioma, que inclui bactérias, fungos, vírus e seus genes, principalmente no intestino. Esses microrganismos são mais numerosos do que as próprias células do corpo e desempenham funções importantes, como a digestão e metabolização dos nutrientes, atuando também como uma barreira de defesa contra patógenos e modulando a resposta inflamatória do organismo.
No entanto, quando ocorre um desequilíbrio na microbiota intestinal, chamado de disbiose, deixam de desempenhar adequadamente suas funções. Esse desequilíbrio pode prejudicar a absorção de nutrientes, a metabolização de medicamentos e intensificar reações inflamatórias, afetando órgãos como cérebro, rins, pele, coração e fígado.
Diversas doenças têm sido relacionadas ao desequilíbrio da microbiota intestinal, como acne, obesidade, rinite alérgica, eczema, candidíase, síndrome do intestino irritável, depressão e ansiedade. Estudos mostram, por exemplo, que pessoas com dermatite atópica possuem menor diversidade de bactérias intestinais.
A microbiota intestinal é única para cada indivíduo e começa a se formar durante a vida intrauterina, sendo influenciada por fatores como hábitos da mãe, amamentação e tipo de parto. Ao longo da vida, a microbiota é impactada pelo estilo de vida, incluindo alimentação, atividade física, tabagismo, uso de medicamentos e envelhecimento.
Quando sintomas como diarreia, constipação, distensão abdominal e gases surgem, pode indicar um desequilíbrio na microbiota intestinal. O reequilíbrio da microbiota pode ser alcançado através de uma mudança de estilo de vida, porém, em alguns casos, é recomendado o uso de probióticos e prebióticos prescritos por médicos ou nutricionistas.
Quer ficar informado? Participe do nosso canal no WhatsApp ou Telegram