Home
Estilo de Vida
Taxa de pessoas com diabetes dobrou desde 1990, alerta pesquisa
Estilo de Vida

Taxa de pessoas com diabetes dobrou desde 1990, alerta pesquisa

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/11/2024 19h16
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16398755/original/open-uri20241114-58-ccgwij?1731613178
©Freepik
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

Uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet revelou um aumento alarmante no número de pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1 ou tipo 2. Entre 1990 e 2022, a taxa cresceu significativamente, passando de 7% para 14%, totalizando aproximadamente 828 milhões de pacientes em todo o mundo. O aumento é atribuído, principalmente, ao crescimento da obesidade, à falta de atividade física e às condições econômicas desfavoráveis que impactam diretamente na saúde da população, de acordo com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

No Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, especialistas alertam para a importância da prevenção e do monitoramento dos níveis de glicose para combater essa doença que afeta um número crescente de pessoas. Fatores como sobrepeso, obesidade, histórico familiar e diabetes gestacional em mulheres aumentam os riscos de desenvolver a condição. Além disso, o envelhecimento da população e o acesso mais amplo a exames laboratoriais contribuíram para o aumento dos diagnósticos.

Para as pessoas já diagnosticadas com diabetes, é fundamental monitorar os níveis de glicose regularmente. Existem diferentes métodos recomendados, como medir a hemoglobina glicada, realizar testes de glicose no sangue regularmente e utilizar dispositivos que monitoram os níveis de glicose no sangue. 

Quanto ao tratamento, além de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Trulicity, Mounjaro e Saxenda, que são eficazes tanto para diabetes tipo 2 quanto para controle da obesidade, é possível contar com opções disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), como a Metformina e os diferentes tipos de insulina. Os profissionais da saúde destacam a importância de avançar na incorporação de tecnologias e tratamentos cada vez mais eficazes no combate ao diabetes e à obesidade.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também