Trem do Pampa: nova atração promove turismo vinícola na região de fronteira do RS
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4447/thumb/Logo_quadrado.png)
ICARO Media Group TITAN
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Um novo trem turístico promete encantar os visitantes com belas paisagens e atrações especiais a bordo. O chamado Trem do Pampa vai percorrer 20 quilômetros de trilhos ao longo da região de fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, iniciando suas operações no dia 20 de julho.
A cidade escolhida como ponto de partida é Sant'Ana do Livramento, localizada na fronteira gaúcha e que fica separada do Uruguai apenas por uma rua, do outro lado está a cidade de Rivera. O percurso irá conectar a estação central de Sant'Ana do Livramento à estação de Palomas. O caminho passa pelos campos característicos do Bioma Pampa, pelas parreiras em forma de espaldeira e também pelo cartão-postal da cidade de destino: o Cerro de Palomas.
As viagens serão oferecidas aos sábados pela empresa Giordani Turismo, conhecida por operar o Trem do Vinho em Bento Gonçalves há mais de três décadas. O Trem do Pampa contará com 2 vagões temáticos, sendo um deles denominado Tannat e o outro chamado Cabernet, em homenagem às duas variedades de uvas cultivadas na região. Além disso, os vagões receberão artistas locais que proporcionarão apresentações musicais e culturais, ressaltando a cultura gaúcha.
Cada vagão tem capacidade para até 50 pessoas, o que significa que cada viagem poderá ser realizada por até 100 passageiros. Durante o percurso, além de desfrutar das apresentações a bordo, os passageiros terão a oportunidade de degustar vinhos e sucos de uva produzidos pela vinícola Almadén e pela Miolo Wine Group, em um roteiro marcado pela vastidão dos campos e parreirais. O itinerário também inclui uma visita à vinícola Almadén e ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da empresa.
A autorização para o funcionamento do Trem do Pampa foi concedida pela superintendência de transporte ferroviário da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no dia 7 deste mês e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25).
Os ingressos para as viagens começaram a ser vendidos nesta quarta-feira (26), com o valor de R$ 135, que inclui a visita à vinícola e o transporte de retorno de ônibus. Vale destacar que crianças até 5 anos poderão viajar gratuitamente, desde que no colo de um adulto responsável.
Uma novidade interessante é que moradores de Sant'Ana do Livramento e de Rivera que apresentarem comprovantes de residência terão direito a um desconto de 50% no valor dos ingressos durante o primeiro ano de funcionamento do trem, uma grande vantagem para aproveitar essa nova experiência turística.
O roteiro completo do Trem do Pampa possui duração de aproximadamente três horas, sendo uma hora e dez minutos a bordo do trem. O sistema de transporte utilizará um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), fabricado pela Marcopolo Rail, de Caxias do Sul, em um setor que se dedica ao transporte metroferroviário. A iniciativa é significativa pois a empresa buscou desenvolver o veículo a partir da recuperação de sistemas já existentes e com baixo custo. O trem conta com 2,7 metros de largura, três portas laterais em cada carro, quatro saídas de emergência e espaços adaptados para cadeirantes.
O Trem do Pampa está prestes a proporcionar aos turistas e moradores locais uma experiência única, mesclando cultura, natureza e degustação, em um passeio inesquecível pela bela e pouco conhecida região de fronteira.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no Facebook , X , WhatsApp e Telegram
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)