Viroses lotam hospitais em cidades litorâneas: saiba como se proteger
ICARO Media Group TITAN
Hospitais lotados, falta de medicamentos e relatos de viroses têm sido recorrentes nas cidades litorâneas de Santos e São Vicente, no litoral paulista, e também em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A virose, que é uma infecção causada por vírus, pode afetar diferentes partes do corpo e se manifestar de diversas formas, incluindo infecções respiratórias, hepatite viral e herpes. No caso dos surtos nessas regiões, as viroses são transmitidas por água ou alimentos contaminados com fezes, devido à falta de higiene. Os principais agentes causadores são o rotavírus e o adenovírus, altamente transmissíveis por via fecal-oral.
Especialistas destacam que a higiene é fundamental na prevenção das viroses. Lavar as mãos antes de comer e ter cuidados específicos ao consumir alimentos na praia são essenciais. A contaminação pode ocorrer pela ingestão de líquidos contaminados, como a água do mar, especialmente em praias com sobrecarga do sistema de esgoto. Atenção especial também deve ser dada a certos alimentos típicos do verão, como milho cozido, espetinhos, raspadinhas e caipirinhas, os quais precisam ter procedência garantida para evitar riscos de contaminação
Os sintomas das viroses podem variar, mas os mais comuns incluem febre, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia e dores pelo corpo. Em caso de suspeita, é fundamental buscar orientação médica para alívio dos sintomas, sobretudo da desidratação causada pela perda de líquidos com a diarreia. A rede de esgoto inadequada e a falta de saneamento básico adequado contribuem para o aumento dos casos de virose nas regiões afetadas, ressaltando a importância da conscientização e prevenção por parte da população.
Portanto, a adoção de hábitos saudáveis, a atenção à higiene pessoal e alimentar, e o cuidado com o consumo de alimentos e água contaminados são fundamentais para evitar a propagação e o contágio das viroses. A conscientização coletiva e a responsabilidade individual são cruciais para garantir a saúde e o bem-estar de todos, especialmente em tempos de surtos e epidemias.