Lula pede um minuto de silêncio por Preta Gil durante sanção de lei no Planalto
Mais Novela

Nesta quarta-feira (23 de julho), no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou uma homenagem emocionada à cantora Preta Gil, que morreu no último domingo, dia 20, aos 50 anos, vítima de câncer de intestino.
Durante a cerimônia de sanção da nova lei que reserva 30% das vagas nos conselhos de administração de empresas públicas e sociedades de economia mista para mulheres — incluindo uma subcota para mulheres negras ou com deficiência — Lula solicitou a atenção de todos. Ele pediu um minuto de silêncio “em memória de uma mulher importante que se foi ontem, a Preta Gil”, lembrando que o funeral será realizado nesta sexta-feira, às 10 h, no Rio de Janeiro.
Após o minuto de silêncio, seguido de aplausos, o presidente prosseguiu com a assinatura da lei de equidade de gênero, uma iniciativa liderada pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP), que começa com 10% das vagas femininas já disponíveis na primeira eleição, avançando a 20% na segunda e 30% na terceira.
Preta Gil será velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta sexta (25), das 9h às 13h, seguida de cremação reservada a familiares e amigos. A primeira-dama Janja da Silva participará do velório, enquanto o presidente estará em evento em Osasco, SP.

