11 alimentos ricos em vitamina K que favorecem a saúde do fígado

Portal Edicase






O fígado é o maior órgão interno do corpo humano, localizado no lado direito do abdômen, logo abaixo do diafragma. De acordo com a hepatologista Dra. Carla Matos, entre as suas funções, estão a produção de proteínas e vitaminas, a transformação de nutrientes e substâncias tóxicas, o armazenamento e a liberação do glicogênio (reserva de energia para células) e a produção da bile (uma secreção que será utilizada na digestão da gordura).
Para garantir que o fígado funcione adequadamente e para evitar o desenvolvimento de doenças que possam prejudicá-lo, é fundamental cuidar da alimentação. “Hoje em dia, é muito comum as pessoas não praticarem hábitos saudáveis de vida, o que pode prejudicar o funcionamento do fígado, abrindo espaço para doenças hepáticas. Dentre esses hábitos, o mais comum é a má alimentação, principal fator de destruição das células hepáticas ”, explica o nutrólogo Sandro Ferraz.
O fígado é o principal órgão responsável pela produção dos fatores de coagulação sanguínea e, para isso ocorrer corretamente, é necessário haver uma quantidade adequada de vitamina K no organismo. Esse tipo de vitamina é encontrado em diversos alimentos. Confira!
1. Espinafre
O espinafre é uma excelente fonte de vitamina K e contém antioxidantes que podem ajudar a proteger o fígado contra danos oxidativos. Além disso, conforme explica a nutricionista Helouse Odebrecht, os alimentos verde-escuros evitam a fadiga, a anemia e previnem a hipertensão por serem a melhor fonte de magnésio, mineral importante na vascularização.
2. Couve
Rica em vitamina K e outros nutrientes, a couve também possui propriedades anti-inflamatórias benéficas para o fígado . Além disso, ela auxilia na desintoxicação do organismo, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde óssea.
3. Brócolis
O brócolis também é uma fonte de sulforafano, um composto que ajuda o fígado a desintoxicar e reduzir a inflamação. Ademais, por fazer parte dos vegetais com cor verde, ele ajuda a prevenir o aumento de colesterol ruim e reduzir a absorção de glicose no sangue.

4. Repolho
Semelhante à couve, o repolho é rico em antioxidantes que auxiliam na saúde hepática e ajudam na redução do colesterol LDL (colesterol ruim), promovendo assim a saúde cardiovascular.
5. Alface-romana
Além de ser uma boa fonte de vitamina K, a alface-romana possui propriedades desintoxicantes que beneficiam o fígado . Por ser composta principalmente de água, é uma ótima opção para ajudar na hidratação do corpo, especialmente em dias quentes.
6. Rúcula
Essa é outra verdura rica em vitamina K e compostos antioxidantes que apoiam a função hepática. Além disso, contribui para a saúde dos ossos e ajuda a fortalecer o sistema imunológico
7. Acelga
Fonte de vitamina K e magnésio, a acelga pode auxiliar na redução do estresse oxidativo no fígado. Além disso, o potássio encontrado nela pode ajudar a regular a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão e problemas cardiovasculares.
8. Aspargos
Os aspargos também têm propriedades diuréticas que podem ajudar na eliminação de toxinas pelo fígado. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a proteger o coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

9. Kiwi
Uma excelente fonte de vitamina C, o kiwi também possui antioxidantes que ajudam a proteger o fígado. Além disso, ele também é rico em fibras, o que ajuda na digestão e na saúde intestinal.
10. Mirtilo
Embora menos conhecidos por sua vitamina K, os mirtilos são ricos em antioxidantes que beneficiam a saúde hepática e têm efeitos benéficos para o coração, ajudando a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim).
11. Fígado bovino
O fígado de boi é uma excelente fonte de vitamina K. Rico em antioxidantes e vitaminas do complexo B, ele auxilia na regeneração celular do fígado, ajudando a combater danos causados por toxinas e inflamações. Além disso, sua alta concentração de ferro e proteínas favorece a produção de enzimas hepáticas, que são fundamentais para o metabolismo e a desintoxicação do organismo.


