TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Estilo de Vida
Afinal, por que comemos ovos de chocolate na Páscoa?
Estilo de Vida

Afinal, por que comemos ovos de chocolate na Páscoa?

publisherLogo
Recreio
18/04/2025 13h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16509089/original/open-uri20250418-18-11sgzud?1744981795
©Pixabay
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Páscoa já é no próximo domingo, 20, e, como de costume, há algumas semanas, os mercados estão recheados dos mais diferentes e deliciosos ovos de chocolate para você escolher e presentear os familiares e amigos. Mas, você sabe como surgiu a tradição dos ovos feitos de chocolate?

Por que comemos ovos de chocolate na Páscoa?

Antes do chocolate, o ovo já era um símbolo da festa judaica Pessach, responsável por inspirar a Páscoa cristã. Nela, o ovo, que é um dos únicos alimentos que permanece no mesmo formato depois de cozido, era relacionado ao povo judeu, que mesmo na dor e sofrimento, preservava sua unidade — além de também já ser um símbolo de vida e renascimento entre povos antigos, como os romanos.

Enquanto isso, séculos antes do nascimento de Cristo, as pessoas se presenteavam com ovos de galinha no equinócio de primavera, comemorado em 21 de março no Hemisfério Norte, para celebrar o fim do inverno. Quando o Pessach foi adaptado para o cristianismo, o ovo passou a ser considerado um símbolo da ressurreição de Jesus Cristo.

Desde então, as pessoas começaram a ter o costume de se presentear com ovos pintados e ornamentados. Conforme dito pelo site Mundo Educação, do UOL, os ovos de chocolate surgiram apenas do século 18, na França, quando confeiteiros decidiram esvaziar os ovos de galinha e preenchê-los com chocolate.

A prática logo foi aderida por todos, e repetida com o passar dos anos. Porém, entre o século 19 e o início do 20, os ovos de chocolate se tornaram muito caros e, dessa forma, nem todo mundo conseguia celebrar a data com o doce, voltando à antiga tradição dos ovos pintados e ornamentados.

Com o passar do tempo, a produção dos ovos de chocolate se tornaram cada vez mais populares em todas as partes do mundo, fazendo com que mais pessoas aderissem à tradição. Hoje, o público pode encontrar ovos dos mais diferentes sabores, indo desde o clássico chocolate ao leite, até o chocolate branco, amargo, com nozes, recheado com morango, maracujá, coco, e várias outras delícias.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também