Conheça 4 símbolos que você encontrará com frequência no Japão
Rota De Férias
O Japão é um país cuja identidade é fortemente ligada a símbolos milenares, muitos deles associados à boa sorte, prosperidade e proteção espiritual. Esses elementos não apenas compõem o imaginário coletivo do país, mas também ganharam espaço em outros contextos — de souvenirs turísticos a experiências digitais. Se você pensa em visitar esse país incrível, sem dúvidas poderá encontrar com facilidade alguns desses símbolos.
1. Maneki-neko: o gato da sorte
O Maneki-neko, aquele famoso gatinho com uma patinha levantada, é um dos amuletos mais conhecidos da cultura japonesa. Ele é associado à boa sorte nos negócios, prosperidade e proteção do lar.
É fácil encontrá-lo na entrada de lojas em Osaka ou Yokohama, bem como em aeroportos e lojas de souvenirs ao redor do mundo. Até em versões tecnológicas, como chaveiros digitais e aplicativos, o Maneki-neko aparece modernizado, mantendo seu poder simbólico intacto.
2. O Coelho (Usagi): fertilidade e sorte
Na cultura japonesa, o coelho representa fertilidade, agilidade e tem ligação direta com a Lua. Diz-se que, ao olhar para o satélite, é possível ver a silhueta de um coelho socando mochi (doce de arroz), uma figura que aparece com frequência em festivais lunares. Mas o "usagi" vai além das lendas: ele se tornou um símbolo muito presente em diferentes formas de expressão cultural.
Hoje, o coelho é personagem central de diversas atrações. Ele aparece, por exemplo, no templo de Okazaki, em Kyoto, onde centenas de estátuas de coelhos são oferecidas como símbolo de proteção à saúde feminina e fertilidade.
Além disso, o coelho é figura muito presente também no universo do entretenimento digital. Um exemplo é o jogo de cassino Fortune Rabbit, que foi também foi criado em homenagem ao ano do Coelho chinês. O jogo de slot remete às cores vermelho, dourado e azul, típicas da cultura oriental. A marca de cosméticos Shiseido também lançou linhas com design temático de coelhos durante o ano do Coelho no calendário chinês.
3. Dragão japonês: sabedoria, proteção e energia
Diferente do dragão ocidental, o dragão japonês é uma criatura mística, sábia e benéfica, associada ao controle da água e à proteção divina. Ele está presente em festivais, lendas e templos sagrados como o Sensouji, em Tóquio.
Hoje, o dragão também marca presença em roupas tradicionais, como os quimonos de cerimônia, e em expressões artísticas contemporâneas, como tatuagens e ilustrações. Sua força simbólica continua a inspirar artistas em experiências visuais ao redor do mundo.
4. Furin: os sinos de vento
Produzidos em vidro, cerâmica ou metal, os furin são sinos de vento tradicionais pendurados em varandas durante o verão japonês. O som leve e delicado que produzem é considerado relaxante e capaz de afastar energias negativas.
morn in japan from Pixabay" width="500" height="334" /> Image by morn in japan from Pixabay
Você pode encontrá-los facilmente em feiras de verão como a de Kawagoe, ou ainda em lojas especializadas de Kyoto, onde são vendidos como itens de decoração. Em alguns países do Ocidente, esses itens passaram a ser muito utilizados em espaços de meditação e relaxamento.
A simbologia japonesa é muito vasta e rica, sendo possível encontrar os mais variados símbolos em uma viagem ao Japão. Com uma cultura muito bonita, sem dúvidas, a viagem ao país será uma grande imersão em novos conhecimentos.

