Desenvolvedora de PUBG tem estreia com queda histórica na bolsa
Tecmundo
Após uma estreia histórica na bolsa de valores sul-coreana, a maior em mais de uma década, a Krafton, desenvolvedora do game PUBG: Battlegrounds, viu seu valor de mercado despencar 8,8% no mesmo dia em que as ofertas se iniciaram – uma redução que chegou a 20% no decorrer dessa segunda-feira (9).
A avaliação inicial atingiu impressionantes US$ 3,8 bilhões (cerca de R$ 19,8 bilhões, em conversão direta), e analistas financeiros atribuem a oscilação tanto à ambição da companhia quanto aos riscos associados a novos regulamentos do setor de jogos chinês, uma vez que empresas da área enfrentam incertezas na região.
"Este foi um caso clássico de os proprietários serem um pouco gananciosos. Embora a faixa de preços tenha sido reduzida, não foi o suficiente", afirmou Douglas Kim, um analista independente, na Smartkarma, rede de investidores de Singapura.
Krafton, à frente do PUBG, chega à bolsa de valores.
Nova economia
Orientações e regras mais recentes vem derrubando organizações do tipo na China. Na semana passada, por exemplo, segundo o Bloomberg, a mídia local condenou o "ópio espiritual" proporcionado por esse tipo de entretenimento.
Aliás, a Tencent, temendo represálias, retirou uma oferta à Krafton de US$ 870 milhões (R$ 4,5 bilhões) depois de reguladores questionarem o montante – e Mio Kato, analista da LightStream Research, disse à Reuters que 70% do total vinha da organização. Ainda de acordo com o veículo, 87% da renda da debutante no primeiro trimestre teve origem na Ásia, sem contar o que veio de seu país de origem, sendo grande parte dessa soma chinesa.
Tencent retirou oferta de US$ 870 milhões.
De todo modo, nada muda o fato de que seu desembarque na bolsa ficou atrás apenas do da Samsung Life Insurance (avaliada em US$ 4,3 bilhões em 2010) e que a Krafton, à frente de cinco estúdios de jogos, já vendeu 75 milhões de cópias do PUBG de PC e consoles, cuja versão móvel, com 1 bilhão de downloads, figurou como o título mais baixado de mais de 150 países.
"Ela tem 95% da receita gerada fora da Coreia do Sul, ao contrário de outras empresas de internet e jogos que têm foco principalmente doméstico, portanto esta é uma empresa rara e verdadeiramente global da nova economia da região", pontua Paul Choi, executivo do grupo de investidores CLSA.