Ex-Nintendo, Reggie Fils-Aimé vira apresentador do Xbox
Tecmundo
Inesperada e surpreendentemente, Reggie Fils-Aimé, o ex-presidente da Nintendo of America, apresentou um evento da Microsoft sobre o Xbox.
Isto mesmo, você não leu errado: o carismático ex-chefe da divisão americana da Nintendo foi o moderador de um painel que reuniu diversos executivos do mercado de games, comemorando os 20 anos do console da Microsoft.
Reggie começou a apresentação com um questionamento mais do que pertinente. "Tenho certeza de que você está se perguntando o que o ex-presidente e COO da Nintendo of America está fazendo em um evento do Xbox", comentou. Em seu característico e divertido tom de brincadeira, respondeu que "eu também não sei porque estou aqui".
"Eu também não sei porque estou aqui", brincou Reggie em painel do Xbox
Fils-Aimé mediou uma conversa que contou com pioneiros do mercado como Bonnie Ross, da 343 Industries; Peter Moore, antigo vice-presidente corporativo da Interactive Entertainment; Ed Fries, que no passado foi vice-presidente do Microsoft Game Studios; e Robbie Bach, o ex-chefe da divisão Xbox.
No bate-papo, os ex-competidores — contra os quais Reggie disse ter "competido ferozmente" — e atuais amigos trocaram uma ideia sobre o passado, o presente e o futuro da criatividade e da inovação.
Conversa histórica
Durante a conversa, foram abordados temas como o nascimento do Xbox, o Sega Dreamcast, o crescimento do mercado de consoles de video games e, é claro, a Nintendo e seus dispositivos. Ao longo do papo, Fils-Aimé citou períodos em que a Big N liderava as vendas de consoles com o Wii e a inovação trazida pelo DS e suas duas telas, por exemplo.
Mas o ponto alto do bate-papo aconteceu quando todos foram convidados a compartilhar suas experiências favoritas com o Xbox, o que levou à revelação de que Reggie optou por levar para casa um Xbox antes de comprar um GameCube. Isto aconteceu antes de o carismático executivo entrar para o mercado de games, quando ainda era apenas um consumidor.
Ele afirmou que, na época, já tinha um PlayStation 2 e um Nintendo 64 em casa. "Eu estava pensando sobre o GameCube, mas não comprei um GameCube até já ser parte da Nintendo", revelou. Segundo o executivo, seu filho estava interessado no novo dispositivo da Microsoft e queria jogar Halo, então sua família preferiu comprar o Xbox em vez do novo console da Big N.
Reggie entrou para a Nintendo of America no finalzinho de 2003, como Vice-presidente Executivo de Vendas e Marketing. Em 2006, ele foi promovido a Presidente da divisão americana da companhia, tendo liderado a empresa durante as eras do DS, Wii e 3DS. Ele deixou o cargo em abril de 2019, quando Doug Bowser assumiu a liderança da companhia.