Final Fantasy Pixel Remaster I, II e III são lançados; veja gameplay
Tecmundo
Nesta quarta-feira (28), os três primeiros jogos do Final Fantasy (FF) Pixel Remaster foram lançados na Steam e em dispositivos Android e iOS. FF IV, V, VI ainda não possuem data de lançamento — a Steam lista como 2021. A coletânea com os seis games está custando R$288 nos computadores, com a opção de comprar os dois primeiros títulos individualmente por R$ 45 e o terceiro por R$ 70.
A recente polêmica sobre a escolha de fonte na interface dos games pode ter afetado a decisão de compra de muitos entusiastas; veja três vídeos de gameplay, publicados pelo canal de YouTube Nova Crystallis, que ilustram as partes iniciais das narrativas, antes de desembolsar — cuidado com spoilers.
Os novos gráficos tentam ser fieis às estéticas originais de Kazuko Shibuya, com pixels bem definidos, ao contrário dos relançamentos passados da empresa, que borravam os sprites com um filtro bilinear.
Além disso, as trilhas sonoras, supervisionadas por Nobuo Uematsu, ganharam novos arranjos. Os seis títulos da coletânea terão o português do Brasil como opção de idioma.
Por fim, a jogabilidade foi atualizada, com a opção de combates automáticos, balanceamentos e uma nova interface. Uma galeria com as artes do designer de personagens Yoshitaka Amano também estará disponível.
Além de ser pequena, o espaço entre caracteres da fonte escolhida pela Square dificulta a leitura. Para melhorar a legibilidade, Scott White, jornalista do RPG Site, descobriu que o jogo em japonês tem uma fonte bem maior e agradável aos olhos; o profissional preparou uma "gambiarra" para colocar o estilo de letra do japonês no nosso alfabeto — método aplicável apenas na versão da Steam.
Vá à opção "Propriedades" do game na sua biblioteca, escolha o botão "Arquivos Locais", e clique em "Procurar...". O atalho deve abrir a pasta do jogo no seu armazenamento escolhido para instalação.
Caminho para achar a pasta de instalação
Escolha a pasta "Final Fantasy_Data", e depois clique em "Streaming Assets" para encontrar os arquivos de fontes. Em seguida, crie um backup dos itens “font_en.bundle”, “font_en.manifest”, “font_ja.bundle” e “font_ja.manifest”.
Passo a passo para achar os arquivos desejados
Apague os arquivos "en" originais e renomeie os "ja" para "en". Por fim, coloque uma cópia dos backups de “font_ja.bundle”e “font_ja.manifest” de volta na pasta para garantir que o game vá abrir normalmente. Se você ficar com problemas de conexão com o controle, tente tirar e colocar de novo — não é brincadeira, essa é a recomendação do Scott.
Lista de fontes para as diferentes línguas
Caso você esteja jogando em português, realize o mesmo processo com os arquivos "pt". A fonte alternativa pode ter problemas de exibição, saindo dos espaços delimitados pela Interface, então é bom criar backup caso queira voltar ao normal.