Ghost of Tsushima: como a Sony conseguiu levar saves entre PS4 e PS5?
Tecmundo
Ghost of Tsushima foi um dos lançamentos mais importantes do ano passado, chegando como exclusivo para PS4. Quando a Sony lançou seu console de nova geração pouco tempo depois, os gamers que fizeram o upgrade no início tiveram problemas com seus salvamentos, de modo que não era possível continuar o jogo onde largou no console antigo.
O problema é que o PS5 não tinha como acessar os arquivos que você possuía no seu PS4 para "entender" o seu progresso no jogo — então você precisava começar tudo de novo. Mas isso é passado, já que a Sony resolveu essas questões recentemente. A solução, de maneira bem resumida, foi mudar os algoritmos do game para PS4, para que os saves sejam subidos para a nuvem. Depois esses dados podem ser baixados no PS5 para continuar o progresso.
As telas do cross-save de Ghost of Tsushima no PS5 (Imagem: Eurogamer/Reprodução)
As telas do cross-save de Ghost of Tsushima no PS5 (Imagem: Eurogamer/Reprodução)
Troféus também podem ser transferidos
Essa é a solução mais "simples", digamos, que já era usada em outros remasters para PS5, como Final Fantasy 7 Remake e o último Spider-Man Remastered. Por outro lado, em títulos mais recentes do PS4, como Ghost of Tsushima, a dificuldade ainda existia — isto é, até essa última atualização.
A nova tela de transferência dá opção para trocar seu save do PS5 pelo antigo do PS4 — ou continuar com o mesmo, caso já tenha progredido mais no novo console. Você também pode escolher se quer apagar o progresso do single mode, do modo Legends ou dos dois.
Um detalhe interessante para quem curte colecionar troféus e conquistas é que, finalmente, os troféus que você tinha conseguido em Ghost of Tsushima no PS4 serão transferidos para o seu perfil no novo console. Quem ligar o PS5 com o jogo já atualizado vai perceber uma avalanche de troféus surgindo na tela ao mesmo tempo.
É claro que as coisas poderiam ter sido mais simples, né: ligar o console novo, logar com sua conta e já ter tudo lá, por exemplo. Mas essa melhoria, mesmo que tardia, é muito bem-vinda. Se você já experimentou o cross-save de Ghost of Tsushima no PS5, deixe seu comentário!