Halo Infinite: veja comparação gráfica entre os consoles Xbox
Tecmundo
Halo Infinite já está entre nós! Após um longo período de espera, o mais novo lançamento da franquia finalmente está disponível para os consoles Xbox One e Xbox Series S/X. Com uma ambiciosa campanha de mundo aberto disponível para consoles de ambas as gerações, muitas perguntas vieram ao ar sobre como o título se comportaria nas diferentes plataformas da família Microsoft, e o canal Digital Foundry trouxe esse comparativo para podermos analisar.
Primeiramente, temos o já antigo Xbox One, que se mostra competente mas não deixa de ter sua idade amostra em algumas partes da campanha. Em todos os consoles a 343 optou pelo uso de uma resolução dinâmica, e no Xbox One isso infelizmente acaba se mostrando em alguns momentos do título, nos quais a resolução pode cair dos 1080p para 720p para garantir os 30fps prometidos para o console. Isso associado a alguns engasgos gráficos e no fast travel, faz o game ser perfeitamente jogável no Xbox base, mas acaba afetando um pouco a experiência.
Quando passamos para o mais potente Xbox One X a situação já muda bastante. Com o poder gráfico adicional que o console possui é possível chegar na resolução 4k (de forma dinâmica) sem baixar dos mesmos 30fps que encontramos no console base. Infelizmente os pequenos engasgos também aparecem aqui, mas podem ser contornados ao se optar pelo uso do modo performance, que promete chegar nos 60fps enquanto mantém uma resolução de pelo menos 1440p. Entretanto, devido ao uso da resolução dinâmica, esse valor pode cair um pouco durante alguns combates mais acirrados, assim como o frame rate que em alguns momentos flutua entre 45 e os 60fps.
Partindo para a próxima geração, o Xbox Series S apresentou resultados parecidos com o One X com um pequeno porém: enquanto o console da antiga geração conseguia chegar nos 4k no modo qualidade, o videogame de entrada da nova geração não consegue passar em média dos 1080p. Essa mesma queda de qualidade gráfica também aparece no modo performance, mas dessa vez o título consegue se manter estável nos 60fps pela maior parte da jogatina.
Por fim temos o grande chefão da família, o Xbox Series X. Como era de se esperar a melhor experiência com Halo Infinite é entregue no console de ponta, que consegue manter boa parte da campanha em 4K e em 60fps, algo impressionante levando em conta a escala do título. Além disso, o Series X tem um diferencial que os outros consoles não apresentam: um modo performance que consegue chegar em até 120fps, mesmo que apresente algumas quedas em momentos mais intensos.
Com um excelente desempenho em todas as plataformas, é possível dizer que a 343 conseguiu um ótimo resultado ao otimizar Halo Infinite para ambas as gerações, alcançando resultados satisfatórios em todos os consoles da linha Xbox. Embora a geração antiga acabe mostrando sua idade em alguns aspectos, como o tempo de carregamento que em determinados momentos pode chegar a ser até 4 vezes mais demorado, é possível afirmar que a experiência de voltar ao mundo de Halo é fluída em qualquer plataforma escolhida.