Horizon Forbidden West: preço do jogo gera polêmica legal nos EUA
Tecmundo
Horizon Forbidden West ainda nem foi lançado, mas o modelo de vendas da Sony continua causando polêmicas por todo o mundo. Mesmo depois de o feedback da comunidade ter motivado a Sony a voltar atrás em sua decisão e permitir o upgrade grátis do jogo entre o PS4 e o PS5, advogados norte-americanos alertam para uma possível ilegalidade por parte da empresa.
De acordo com o advogado Richard Hoeg (como noticiado pelo site VGC ), o problema está no fato de a versão de PS4 custar 60 dólares nos EUA, enquanto a versão de PS5 sai por 70 dólares. Com a atualização grátis, quem comprasse a versão de nova geração estaria sendo lesado pela companhia.
Mais especificamente, o problema está no fato de que a página de pré-venda das duas versões destaca a versão mais cara primeiro, e é preciso descer um pouco até encontrar a versão de 10 dólares a menos, sendo que ambas são descritas como tendo — e de fato possuem mesmo —, conteúdo idêntico. Assim, os consumidores estão sendo motivados a pagar um valor mais alto em troca de absolutamente nada.
De acordo com Hoeg, isso poderia motivar a Federal Trade Comission (ou comissão federal de negócios, em tradução livre) a peticionar uma ação coletiva de classe, e que a única forma de a Sony resolver a questão seria reduzindo o preço da versão de PS5 para os mesmos 60 dólares da edição de PS4.