Jogadora profissional de Tekken é demitida por piada com homens baixos
Tecmundo
A jogadora profissional Tanukama, que estava com sua carreira em ascensão jogando Tekken no Japão, foi mandada embora de sua equipe de eSports depois de fazer comentários ofensivos contra homens de baixa estatura.
Durante uma live da Cyclops Athlete Gaming, para quem trabalhava, Tanukama comentou que "homens que têm menos de 1,70m não têm direitos humanos". A fala pode ter sido uma piada, mas não foi bem recebida pelos patrocinadores da Cyclops Athlete Gaming, como a Red Bull e a Alienware.
Alguns fãs de Tanukama salientam que "jinken" - palavra japonesa para "direitos humanos" - é usado como uma gíria nos eSports no Japão, para um item ou um personagem cobiçado pelos jogadores.
De todo modo, a jogadora realmente estava querendo tirar um sarro de homens baixos, como ficou claro em seu primeiro pedido de desculpas. O tweet agora já foi deletado, mas nele Tanukama comentava que apenas expressou mal o seu amor por homens altos.
O tweet foi deletado porque o pedido de desculpas foi considerado pequeno e informal. Agora, na página oficial da jogadora de Tekken, existe um pedido mais completo e formalizado, onde ela diz estar arrependida por sua postura, que teria sido "imprópria para uma atleta de esports e um membro da sociedade".
No fim, a Cyclops Athlete Gaming optou por encerrar o contrato de Tanukama.
Um contexto importante a se entender nessa situação é que, no Japão, recentemente foi decidido que "jogador profissional" é uma carreira, com licença e registro oficial. As organizações de eSports no país seguem, então, num esforço para o reconhecimento desse status, o que passa muito pela imagem dos jogadores e a maneira que eles se comportam publicamente.