RX 5500 XT em 2022: confira se placa ainda vale a pena
Tecmundo
A Radeon RX 5500 XT é uma placa de 2019 que chegou ao mercado para concorrer no segmento de entrada. Projetada para substituir as arquiteturas Polaris e Vega e bater de frente com as GTX 1660, a GPU trouxe tecnologia RDNA e memórias GDDR6, mas o desempenho já era questionável mesmo em seu ano de lançamento.
Entretanto, como a crise dos semicondutores ainda deve manter o preço das placas de vídeo elevado por um tempo, o Tecmundo preparou uma análise sobre quais os cenários em que essa GPU pode valer a pena.
Especificações da RX 5500 XT
- Unidades computacionais: 22
- Frequência de boost: Até 1845 MHz
- Game Frequency: 1717 MHz
- Pixels processados por segundo (fill rate): Até 59 GP/s
- Texturas processadas por segundo (fill rate): Até 162.36 GT/s
- Desempenho: 5.2 TFLOPs
- ROPs: 32
- Processadores de fluxo: 1408
- Número de transistores: 6.4 B
- Velocidade da memória (real): 14 Gbps
- Memória: 4 GB ou 8 GB
- Tipo de memória: GDDR6
- Largura de banda da memória: Até 224 GB/s
Primeira geração de GPUs com tecnologia RDNA
Tanto as linhas RX 500 e RX Vega utilizavam microarquitetura de até 12 nm e memórias GDDR5. Dessa forma, o principal diferencial da Radeon 5500 XT foi adoção da arquitetura Navi de 7 nm e a utilização de memórias GDDR6 em GPUs voltadas para o mercado doméstico.
Comparativo RX 5500 XT e alternativas
Em termos de desempenho, por diversos fatores, a comparação dos modelos de entrada de 2019 acaba sendo complexa tanto com modelos AMD quanto com sua concorrente direta do lado verde da força, a Nvidia.
AMD Radeon vs. Nvidia GeForce
Como a 5500 XT não conta com Ray Tracing, é natural que ela não seja comparada com as GeForce RTX 2060. Ainda assim, mesmo batendo de frente com a GTX 1660 padrão, a GPU da AMD acaba ficando até 40% abaixo em testes sintéticos.
Concorrência supera com folga modelo da AMD em testes sintéticos
Rodando jogos a 1080p essa diferença cai bastante, colocando o modelo de 8 GB no patamar da GTX 1660 Super em uso real, e a 5500 XT 4G um pouco abaixo. Já em QuadHD (1440p), os 4 GB de memória da GPU mais simples resultam em um nítido gargalo, deixando a placa próxima das GTX 1650 Super e GTX 1060.
Versão com 4GB de GDDR6 tem bom desempenho em FullHD mas sofre em 1440p
Navi vs. Vega vs. Polaris
A série RX Vega contou apenas com as placas Vega 56 e Vega 64 para desktop, mirando nos segmentos intermediário e top de linha. Com isso, os produtos naturalmente apresentavam resultados de benchmark até 70% superiores ao novo modelo. Já comparando com a série RX 500, a situação muda bastante de figura.
Placa com Navi 7 empata com a RX 580, mas preço atual não justifica eventual upgrade
A arquitetura mais nova garantiu uma vantagem considerável sobre as Radeon RX 550, mas entregou praticamente a mesma performance que as RX 580. Isso fatalmente leva o desempate para o preço de cada modelo.
Muito investimento para pouco ganho
Quando as GPUs Navi 7 de entrada chegaram ao mercado, o preço sugerido já as colocava bem próximas ou até mais caras que as Polaris — a situação fica ainda pior atualmente, com todas as placas inflacionadas. Além de ser mais fácil encontrar uma RX 580 de segunda mão, o preço de revenda da Radeon RX 5500 XT acaba ficando bem próximo ao das RX 6600 XT e GeForce GTX 1660, inclusive novas.
Vale a pena comprar?
É possível encontrar as recém-lançadas Radeon RX 6500 XT, já com tecnologia RDNA2, custando entre R$ 1.800 e R$ 2.000 em lojas grandes do Brasil. Sendo assim, são poucos os cenários em que ainda é possível recomendar a compra de uma RX 5500 XT.
Entretanto, mesmo representando um gargalo para jogar Cyberpunk 2077 no Ultra, a RX 5500 XT não cria uma urgência de upgrade para o jogador casual. Para quem já está com a GPU na versão com 8 GB de GDDR6, ela ainda é melhor que gráficos integrados e tem um desempenho aceitável em FullHD, mesmo em jogos recentes, podendo ser mantida por algum tempo no setup.
O mesmo não pode ser dito do modelo de 4 GB de VRAM. Nesses casos, vale mais a pena tentar vender a placa, mesmo que por um valor bem abaixo do geralmente praticado, para aumentar um pouco o orçamento e investir em um modelo mais novo.