Home
Tecnologia
Sonic Origins traz nostalgia sublime manchada pela precificação
Tecnologia

Sonic Origins traz nostalgia sublime manchada pela precificação

publisherLogo
Tecmundo
02/07/2022 18h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15077880/original/open-uri20220702-19-pxdbnn?1656785186
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quem viveu os anos 1990 em sua plenitude provavelmente deve ter muito carinho por Sonic the Hedgehog. O principal mascote da SEGA logo acelerou para se tornar um dos maiores heróis dos videogames com uma série de jogos de tirar o fôlego na geração 16-bits, e agora podemos reviver essas memórias — e muito mais! — na coleção Sonic Origins! Conheça todos os seus prós e contras no review completo a seguir:

"Genesis does..."

Ao avaliar uma coletânea, ainda que os seus jogos tenham sido refeitos em novas versões com suporte a alta resolução e maior fluidez de movimento, o que realmente importa mais do que qualquer coisa é a qualidade dos jogos pelos quais estamos pagando e, nesse sentido, Sonic Origins já larga em uma das melhores situações possíveis.

Dependendo do seu ponto de vista, a coleção traz quatro ou cinco dos melhores jogos do personagem, e eu explico a confusão na conta: aqui temos, na ordem recomendada pela coleção: Sonic the Hedgehog 1, Sonic CD, Sonic the Hedgehog 2 e... Sonic 3 & Knuckles. Você não pode jogar Sonic 3 ou Sonic and Knuckles separados, apenas uma versão que equivale aos dois cartuchos completos conectados entre si e ligados no Mega Drive.

Talvez isso soe um pouco estranho para os nossos leitores mais novos, mas em 1994 a SEGA lançou o cartucho Sonic & Knuckles que, graças a tecnologia de lock-on, inovou bastante: basicamente você encaixava um cartucho no outro e com isso recebia uma espécie de pacote de expansão, quase uma pioneira "DLC", mas sem precisar baixar mais nada. O problema é que aqui você já recebe o pacote completo e não consegue curti-lo em partes se quiser.

Sonic 3 & Knuckles é ótimo — alguns até diriam que é a melhor aventura que você pode ter em toda a série —, mas também seria legal poder zerar a campanha mais crua e curta de Sonic 3 isolada se assim desejássemos. Seja como for, o fato é que aqui você encontra quatro (ou cinco?) jogos magníficos que qualquer entusiasta de plataforma ou da história dos videogames precisa conhecer, e todos eles envelheceram muito bem!

Novidades para valorizar o pacote

Sonic Origins traz vários recursos grandes e pequenos que ajudam a justificar a nova coleção. A maior adição provavelmente são os novos curtas animados que foram inseridos antes e depois da campanha de cada um dos games, ajudando a contar uma só história com começo, meio e fim de forma coesa e gratificante. É uma grande sacada e uma narrativa surpreendentemente redondinha!

Elas seguem a mesma linha das ótimas animações de Sonic Mania que, inclusive, também estão disponíveis para assistir no farto museu do game. Ele foi feito com bastante esmero e inclui não só um monte de músicas dos jogos como também ilustrações exclusivas e até apresentações ao vivo, então é divertido desbloquear esse material com a nova moeda que foi adicionada in-game.

Que fique claro, apesar de os problemas de precificação que explicarei adiante, o jogo em si não possui uma loja interna nem microtransações de qualquer espécie e essas moedas você adquire simplesmente jogando as campanhas ou se desafiando nos novos modos que foram adicionados exclusivamente para Origins, como o Desafio dos Chefões que, como o próprio nome indica, é uma boss rush temática contra os inimigos principais de cada jogo, ou o modo missão que inclui desafios bem específicos em corridas em busca do melhor ranking de desempenho.

Outro acréscimo legal é que basta terminar qualquer jogo da coleção para habilitar o Modo Espelhado dele, o que acaba garantindo uma forma nova de reviver as suas aventuras, agora com o scroll rolando da direita para a esquerda. Por fim, a estrela do show é o modo aniversário de cada um dos títulos:

Parabéns pra você!

Apesar de todos os games poderem ser jogados no modo Clássico, que é uma recriação bastante fiel das experiências originais exceto por um ou outro detalhe, como a falta de algumas músicas na trilha sonora de Sonic 3 — aquelas mesmas que tiveram o envolvimento de Michael Jackson —, a melhor pedida é mesmo encarar o modo Aniversário.

Afinal, aqui você pode jogar em widescreen e, de quebra, usar os melhores movimentos do Sonic nos jogos, como o Drop Dash e Spin Dash, além de colocar o Tails ou Knuckles como protagonistas de jogos lançados antes mesmo de sua criação.

Os jogadores mais veteranos notarão diversas mudanças grandes e pequenas que foram feitas para incorporar o visual widescreen em consoles mais parrudos, com mais coisas cabendo na tela de uma vez sem causar diminuições de velocidade. Já na emblemática primeira luta contra o Dr. Robotnik em Sonic 1, por exemplo, você verá que as plataformas nas laterais agora possuem um espaço vazio do seu lado, ampliando um pouco mais a arena de batalha e mudando o ritmo da luta.

Naturalmente, vários bugs também foram resolvidos para a nova edição, e alguns deles devem impactar bastante a performance dos speedrunners de plantão. Só é estranho que, diferente de várias outras coletâneas modernas, a SEGA não tenha inserido ferramentas internas de save state ou de rebobinar para ajudar os marinheiros de primeira viagem. Ao menos o jogo salva automaticamente o seu progresso e é possível continuar na fase em que parou em qualquer um dos games.

Mas vale a pena pagar o preço cheio?

E agora chegamos ao verdadeiro calcanhar de Aquiles do que deveria ser uma linda celebração da história do ouriço velocista: como você já deve ter visto internet afora desde o primeiro trailer revelando as diferentes formas em que Sonic Origins é vendido, a SEGA acabou cobrando caro demais e, pior ainda, de forma confusa demais pelo que está oferecendo.

Espalhar um conteúdo tão simples em versões padrão, Digital Deluxe, Diversão Premium e ainda um inusitado Pacote Musical Clássico acaba confundindo desnecessariamente o consumidor e manchando quase que irremediavelmente o pacote. Em tempos de crise, é complicado justificar um investimento de mais de R$ 200 em títulos que já foram relançados das mais diversas formas em praticamente todo tipo de aparelho, inclusive celulares.

E também chamam atenção a falta de outras aventuras do mascote e seus amigos no Mega Drive, como Sonic 3D Blast ou até mesmo Dr. Robotnik's Mean Bean Machine. Pelo valor cobrado, quem sabe não valia a pena até colocar alguns títulos de Master System ou 32X? Seja como for, o que está no pacote é realmente excelente e, se o preço não for um problema para você, é extremamente divertido revisitar os games da coleção!

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também