Home
Tecnologia
Steam Deck: modder consegue rodar jogos em 4K e 60 fps com GPU externa
Tecnologia

Steam Deck: modder consegue rodar jogos em 4K e 60 fps com GPU externa

publisherLogo
Tecmundo
12/04/2022 16h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14959847/original/open-uri20220412-21-146r6oz?1649781127
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O que aconteceria se fosse possível ligar um Steam Deck a uma GPU externa maior que o próprio aparelho? Você conseguiria rodar alguns jogos em 4K passando dos 60fps, como descobriu ETA Prime em seu "experimento" com o console portátil da Valve.

Como mostrado no vídeo acima, o modder ETA Prime fez algumas alterações em seu Steam Deck para conseguir ligar uma Radeon RX 6900 XT a ele. Com a nova GPU, o vídeo game passou a conseguir rodar The Witcher 3 em 4K, com as configurações no ultra, batendo os 108 frames por segundo. GTA V também participou dos testes, ficando por volta dos 70fps, em 4K, com configurações no "muito alto".

Para conseguir esses números na performance, a portabilidade do Steam Deck foi completamente sacrificada. Além da placa de vídeo ser maior que o console em si, ela ainda precisa de uma fonte de energia externa. Não só isso, ETA Prime usou o slot M.2 para ligar a GPU, então teve que remover o SSD que vem de fábrica no Steam Deck - levando seu armazenamento para um SSD externo via conexão USB-C.

Tudo isso levanta a pergunta "por que?", para a qual ETA Prime tem uma resposta simples: "porque podemos". A modificação tem muito mais a ver com testar as capacidades do Steam Deck do que oferecer uma configuração que fosse prática ou vantajosa no uso cotidiano.

Até porque, além de matar a portabilidade do console, a modificação continua limitada pelo seu processador interno, que não pode ser trocado. Assim, jogos mais modernos como Elden Ring e Cyberpunk 2077 não conseguiram um incremento tão incrível em sua performance e entregaram uma taxa variada de frames por segundo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também