Steam não terá mais de 90% de desconto em jogos a partir de março
Tecmundo
A Steam anunciou recentemente várias novas regras na política de vendas e divulgação de jogos e outros produtos na plataforma. Uma das novidades que mais chamam a atenção é que não serão mais oferecidos descontos de mais de 90% nos jogos que estão na plataforma.
Apesar da proibição, a loja virtual também comunicou que estão proibidos descontos de menos de 10%. Ou seja, os valores promocionais terão que ficar em uma faixa de no mínimo 10% e no máximo 90% a partir de 28 de março de 2022.
Na data, entrarão em vigor outras regras como um intervalo mínimo de quatro semanas (atualmente são 6 semanas) entre um desconto e outro; um período de 28 dias entre um desconto e outro em um jogo lançamento; a proibição na alteração de preço de um produto que está com promoção em vigor ou agendada e mais.
Voltada para as empresas que vendem seus jogos na Steam, as novas normas incluem ainda a limitação de um dia até duas semanas de descontos personalizados e a proibição de descontos em um produto nos 28 dias seguintes a um aumento de preço em qualquer moeda.
A plataforma tomou as novas medidas para coibir ações anticompetitivas de algumas publishers. Como acontece bastante durante períodos promocionais como a Black Friday, algumas marcas estavam aumentando o preço dos jogos e depois aplicavam um desconto de mais de 90%.
Além de chamar a atenção de consumidores, a própria loja virtual dá destaque automático para títulos que estão com uma promoção muito chamativa. Com o novo regulamento, a Steam planeja evitar games custando “a metade do dobro” como se fosse uma promoção de verdade.