9 jogos retrô para matar a saudade da infância nas férias de 2023
Tecmundo
O período de férias é perfeito para tirar o atraso em alguns jogos encostados ou que sequer tocamos por conta das correrias do dia a dia, trabalho ou escola.
Para quem já tem alguma trajetória no mundo dos games, as férias também permitem olhar para trás e matar as saudades com alguns jogos retrô. Afinal, quem não sente falta de períodos em que as únicas preocupações eram estudar e decidir qual jogo alugar na sexta-feira?
Sendo assim, veja abaixo algumas das nossas recomendações de jogos retrô para esse início de ano e aproveite as nossas redes sociais para divulgar alguns títulos antigos que certamente habitam a memória de muitas pessoas.
1 - Super Mario Bros. 3 (NES)
Quando muitas pessoas tinham acesso apenas aos consoles 8 bits, Super Mario Bros. 3 certamente era uma das escolhas para muitos nas férias escolares.
Com dezenas de fases diferentes e várias áreas para explorar, ele ainda é considerado por muitos um dos melhores títulos estrelados pelo encanador.
Ponto positivo também para o sistema de itens que conferiam habilidades diferentes para Mario e Luigi, como voar pela fase, atirar martelos, nadar mais rápido em forma de sapo e muitas outras.
2 - Alex Kidd in Miracle World (Master System)
No início dos anos 90, muitos lares brasileiros tinham um Master System 3 como console, por isso Alex Kidd in Miracle World foi um dos jogos retrô mais curtidos na plataforma.
Neste game devemos ajudar o protagonista a passar por diversas fases para derrotar Janken the Great e salvar o povo de Radaxian. Para isso, ele utiliza seu poderoso soco para detonar quem se colocar no caminho, além de alguns itens e a habilidade no clássico jokenpô.
3 - Sonic the Hedgehog 2 (Mega Drive)
Mais um game que acompanhou muitos consoles da Sega, e que certamente conta com um lugar especial no coração de muitos jogadores.
Dentre os vários jogos retrô estrelados por Sonic, esse é um dos favoritos de muitos para uma tarde de jogatina nas férias.
Além de várias fases para explorar e uma boa curva de dificuldade, ainda trazia como extra a busca pelas sete esmeraldas e uma opção para desafiar um amigo em alguns dos estágios do game.
4 - Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo)
Confessa: você certamente se divertiu muito ao lado de um amigo em vários jogos estilo beat'em up, não é mesmo? Nesta lista, provavelmente um dos mais queridos de muitos é Teenage Mutant Ninja Turtes IV: Turtles in Time.
Além de diferenças nas cores das faixas, foi na geração 16 bits que as tartarugas ninja passaram a apresentar mais diferenças entre si nos ataques, velocidade de movimentação e outros aspectos - e com certeza uma delas se encaixa bem no seu estilo de jogo.
Neste enredo deste game, Destruidor consegue roubar a Estátua da Liberdade e faz com que Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello embarquem em uma jornada por diversos períodos históricos derrotando novos inimigos e alguns outros conhecidos de longa data.
5 - Street Fighter 2 Turbo: Hyper Fighting (Super Nintendo/Mega Drive)
Uma das coisas mais legais feitas antigamente era reunir diversos amigos para várias partidas em jogos de luta – afinal, a prova maior da sua habilidade era quantos minutos você conseguia jogar e derrotar os demais competidores.
Dos vários jogos retrô focados em luta, possivelmente Street Fighter 2 Turbo: Hyper Fighting foi o que somou mais horas de confrontos tanto no Super Nintendo quanto no Mega Drive.
Além de trazer novos golpes para praticamente todos os lutadores – em comparação com Street Fighter 2: The World Warrior –, ele também permitia controlar a velocidade de movimento dos confrontos e até mesmo selecionar os chefes para as batalhas.
6 - Crash Bandicoot (PlayStation)
Quem se aventurou na geração 32 bits certamente guarda boas memórias de Crash Bandicoot. O melhor de tudo? Esse é um dos jogos retrô que conta com atributos para agradar crianças e adultos.
Esse título traz todos os elementos clássicos de um bom jogo de plataforma, além de diversos confrontos contra chefes e várias horas de conteúdo para explorar.
7 - Resident Evil (PlayStation/Sega Saturn)
O primeiro Resident Evil certamente se tornou um clássico rapidamente, convidando muitos amigos a se reunirem para tentar avançar por todas as áreas da mansão e ajudar Chris e Jill a superarem os diversos desafios.
Outro ponto importante: Resident Evil é um dos poucos jogos retrô que ajudou a popularizar o estilo speedrun. Quer um exemplo? Vai me dizer que você nunca tentou gravar a sua partida completa em uma fita VHS para mostrar aos conhecidos depois? Típico!
8 - Mario Kart 64 (Nintendo 64)
Um dos maiores trunfos do Nintendo 64 era a possibilidade de disputar em alguns games com quatro jogadores simultâneos. Ok, ter tudo isso de controle na época era algo bem caro, mas os felizardos que tinham condições experimentaram tudo que Mario Kart 64 podia oferecer.
O fato de permitir quatro jogadores na tela dava uma dinâmica diferente para os desafios, especialmente nas modalidades competitivas. Tentar ficar de olho nas outras três telas se mostrou algo bem desafiador e, "comendo tela" ou não, guardamos boas recordações desses confrontos.
9 - The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Nintendo 64)
Em uma época em que muitas pessoas costumavam alugar fitas para se divertir, era uma tarefa extremamente agradável reunir os amigos e levar para casa games como The Legend of Zelda: Ocarina of Time.
O clássico estrelado por Link é um dos jogos retrô que muitos aproveitaram para curtir nas férias – em especial no que diz respeito a avançar bastante para tentar manter o seu save no cartucho. Afinal, poucos corações significava ter seu progresso apagado pelo próximo a alugar a fita.