Home
Tecnologia
F1 Manager 2022 estreia com vitória na pista!
Tecnologia

F1 Manager 2022 estreia com vitória na pista!

publisherLogo
Tecmundo
02/10/2022 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15228979/original/open-uri20221002-19-kvva5v?1664740907
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Fazia tempo que eu não via uma empresa acertar em cheio numa nova franquia. Tivemos, ao longo dos anos, diversos exemplos de jogos que nasceram crus, ou que ainda precisavam de ajustes.

Minha expectativa para F1 Manager 2022 não estava alta, até pela forma que eu rotulei novos desafios no mercado de games. Mas, ao começar a ver os primeiros vídeos da Frontier Developments, o hype começou a mudar.

Eu já conhecia a empresa por ter feito bons jogos, como os da série RollerCoasterPlanet ZooElite Dangerous e Jurassic World Evolution 2. Este era um ótimo indicativo de que o título poderia dar certo.

De Bernie Ecclestone a Frank Williams

Em F1 Manager 2022, o jogador comanda o dono de uma equipe da maior modalidade de automobilismo do mundo. Fundada em 1950, a categoria já viu grandes estrelas passarem pelas pistas, mas também grandes dirigentes.

Seu objetivo é levar sua trinca de pilotos para o mais alto lugar do pódio. E para isso você terá uma gama de possibilidades, atributos e estratégias para serem traçadas, dentro e fora das pistas.

É fundamental que você tenha uma noção do mundo da F1. Isso ajudará muito no controle do que pode ser feito no game. É possível pensar em tudo o que ocorre fora do asfalto. Desde os patrocinadores, até as futuras peças dos carros.

E não pense que para por aí. Será necessário pensar em estratégias de corrida para ambos os pilotos, negociar premiações e até dar uma de olheiro e encontrar futuras promessas e estrelas da pista.

Ao longo de todas essas atitudes, cada equipe possui um conselho, que estará de olho em tudo o que for feito. Mas a fórmula é fácil. Faça o que deve ser feito e dificilmente eles irão te encher o saco.

Como disse acima, existem diversos preparativos a serem feitos antes das corridas. Mas não pense que você necessita apenas controlar o que os seus pilotos fazem na prova. Tem muita coisa fora dela.

Um deles é o projeto de design. Nele, você pode fabricar peças para o seu carro. Cada uma delas traz um efeito diferente. Ou seja, cada uma delas afeta de uma forma o seu veículo.

Para isso será necessário adequar orçamentos com o tempo de produção, realizar ensaios técnicos para melhorar a performance de cada peça e assim por diante. Tudo tem que ser bem pensado para que você não perca tempo.

No início da sua aventura como chefe de scuderia, talvez não pese tanto a produção de peças. Porém, depois do primeiro ano de provas elas influenciarão muito o poderio da sua equipe.

O legal é que será possível acompanhar também o desenvolvimento dos adversários, fazendo com que você não fique tanto para trás com o passar dos anos.

Turbinando o veículo

Vamos continuar na história das peças? Eu foco nesse tema porque será fundamental ter um bom conhecimento delas para um futuro promissor na principal categoria do automobilismo.

O que ajuda bastante é o fato do jogo estar traduzido e dublado em Português. Isso já é meio caminho andado para o chefe da equipe ter controle ainda maior sobre tudo o que ocorre no game.

As peças influenciam demais na melhora do veículo. Foque seu desenvolvimento em itens importantes, como sidepods, que melhoram o resfriamento do motor e a aceleração máxima do carro.

Não deixe para trás o trabalho do assoalho, que interfere diretamente nas velocidades média, alta e na aceleração do veículo.

Vale destacar que a equipe também melhora a fabricação de peças. Para que isso ocorra, seu time deve produzir cada vez mais peças e isso influencia diretamente no rendimento delas.

Ainda é possível cuidar das instalações de sua equipe. Salas de funcionários e centro de desenvolvimento de peças acabam se degradando e pode prejudicar no resultado final desejado de uma corrida ou de satisfação dos empregados.

Imersão ao máximo

Por mais que os ingredientes fora da pista pareçam complexos, fique tranquilo. Depois de algumas horas você já terá tudo sob controle. Basta se dedicar ao excelente trabalho de descrição de tudo que ocorre no jogo.

Pode parecer que é apenas mais um manager como tantos outros, mas fique tranquilo. Até porque o foco do jogo precisa estar dentro da pista. E é isto que acontece e onde F1 Manager 2022 começa a brilhar.

Dentro da corrida você comandará seus dois pilotos e poderá fazer tudo com eles. Mudar estratégia de corrida, escolha de pneus e aerodinâmica do carro.

Vale deixar claro que é fundamental fazer tudo isso ao longo dos três treinos livres, já que é necessário saber o que o piloto achou das mudanças. Caso você opte por fazer alterações sem saber o que realmente ocorre na prática, seu piloto pode se dar mal na pista.

Dentro da corrida você cuida de tudo. Interfere na dirigibilidade do piloto, podendo ser mais conservadora ou agressiva. Informa qual é a hora correta de usar combustível mais rico e até mesmo o melhor momento para utilizar o ERS.

Tudo tem que ser bem pensado e estudado, baseando-se nos adversários que estão na pista e no seu desempenho junto ao relógio. Vale lembrar que tudo influencia no aspecto geral do carro.

Se você optar que o piloto dirija mais rápido, o pneu vai esquentar mais. Se você utilizar mais combustível, pode faltar para a reta final da corrida.

E o mais legal é que suas opções não estiverem funcionando, uma parada nos boxes pode mudar todo o resultado final da prova. Toda a imersão seria impossível se não tivéssemos boas opções de câmera. E é aqui que F1 Manager 2022 brilha.

Ter a possibilidade de correr na câmera de transmissão de televisão é um ponto fundamental para que você possa se sentir dentro de uma corrida. Este talvez tenha sido o maior acerto do jogo.

Nem tudo são flores

Se praticamente todos os ingredientes do jogo tornam a imersão e a diversão espetaculares, existe um ponto que deve ser melhorado: jogabilidade e física.

Em muitos momentos é perceptível que as brigas por posições fogem da realidade e que em outros, as opções de mudança de estratégia demoram muito para fazer efeito, seja para o lado negativo ou positivo.

Faltou um pouco mais de conteúdo na dublagem. Você rapidamente vai decorar todas as falas do jogo, o que pode tornar a diversão um pouco desgastante.

Em certos momentos tive dificuldade para entender o porquê do meu carro não poder

voltar para a pista durante os treinos de classificação. Depois de conversar com alguns amigos percebi que o problema foi a quebra de uma peça, que não foi informada.

O jogo também é bem simples, tendo apenas a possibilidade de jogar o modo carreira. Já pensou se colocarem carros clássicos?

Vale a pena?

F1 Manager 2022 é brilhante. Só não recebe nota 10 pelos pequenos problemas informados, muitos deles podendo ser corrigidos com algumas atualizações.

Para os verdadeiros amantes de corridas que não possuem muita habilidade no volante a compra é certa.

Para aqueles que gostam de correr, mas também de se entreter com o mundo do automobilismo, também.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também