Home
Estilo de Vida
Como definir metas para 2024? Especialistas listam dicas
Estilo de Vida

Como definir metas para 2024? Especialistas listam dicas

publisherLogo
Anamaria
17/02/2024 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16060504/original/open-uri20240217-73-y71pts?1708171662
©Unsplash/Marissa Grootes
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com a passagem do Carnaval, o ano se inicia oficialmente para muitos. Após as festividades, se você não definiu seus planos para 2024, agora pode ser o momento. O desejo de mudar os objetivos podem incluir carreira, vida pessoal, saúde e hobbies, mas, afinal, por onde começar? A AnaMaria Digital conversou com especialistas e te dá 4 dicas de como definir as suas metas.

Segundo a especialista em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo, Vanessa Gebrim, “da vida pessoal à profissional, as metas ajudam pessoas a chegar ao que elas desejam. Para ter menos ansiedade, a palavra chave é planejamento”, explica.

Já para Andréia Roma, terapeuta comportamental e fundadora da Editora Leader, definir metas é uma prática altamente recomendável para todas as pessoas, independentemente do perfil ou área de atuação. “Estabelecer metas proporciona direção, propósito e motivação, auxiliando no alcance de realizações pessoais e profissionais”, afirma.

Com a importância das metas, como começar? As especialistas dão dicas preciosas para você saber como definir as suas e tirar seus objetivos do papel. Confira:

PRIMEIRO PASSO: A VONTADE

Antes de mais nada é preciso ter vontade de traçar os objetivos, já que definir metas funciona como um orientador para as ações.

“Definir metas são como velas em um barco. Sem metas, nosso barco fica à deriva, sendo controlado pela força dos ventos. Como disse Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas: 'Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve'. Se não temos um objetivo específico, nunca saberemos se estamos no caminho certo. É importante conhecer-se bem, isto é, saber sobre os próprios interesses, habilidades, planos e projetos de vida”, explica Vanessa.

APRENDA COISAS NOVAS

Uma boa motivação para atingir seus desejos é eleger coisas novas para suas metas. As opções vão desde cursos, uma nova atividade física, até uma receita que nunca fez. 

"Aprender coisas novas deixa seu cérebro sempre ativo e abre portas para novas oportunidades. Além disso, combate o tédio, possibilita contato com mais pessoas e traz novos aprendizados”, orienta a psicóloga.

SEJA ESPECÍFICO

Para definir os objetivos é importante ser realista, adequando-os para as características da sua vida. Assim, ajuda colocar o máximo de informações relacionadas ao desejo. "Por exemplo, se seu desejo for fazer uma viagem em 2024, definir o local, período, o valor, pontos positivos e negativos é uma estratégia para tornar esse sonho real", aconselha a psicóloga.

Vanessa traça um passo a passo: primeiro, estabeleça suas metas escrevendo cada uma no papel. Depois, estruture os passos e crie um plano de ação. Isso porque, segundo ela, as metas específicas, atingíveis, realistas e que tenham um tempo planejado para serem concretizadas são mais fáceis de atingir.

Neste sentido, Andréia ressalta a importancia dos prazos para o sucesso dos objetivos estabelecidos. "Recomendo estabelecer prazos realistas, considerando a complexidade da meta e recursos disponíveis. Dividir metas maiores em tarefas menores com prazos específicos pode facilitar o acompanhamento e a conclusão bem-sucedida, sempre mantendo o foco, disciplina e execução", afirma a terapeuta comportamental.

AUTOCONHECIMENTO E SAÚDE MENTAL

Para isso, um ponto fundamental é o autoconhecimento, pois cada pessoa, aos construir suas metas, deve pensar no que deseja melhorar e esse aspecto é variável.

É importante estar atento à saúde mental, ponto que deve ser meta também. “Depressão, ansiedade e estresse estiveram presentes na vida dos brasileiros nos últimos meses. Por isso, uma meta muito importante é cuidar dos seus hábitos, atividades físicas, rotina, alimentação, sono e tudo o que envolve sua saúde mental. Uma forma de encontrar mecanismos que ajudem nesse processo é por meio da terapia”, aconselha Vanessa.

Os cuidados com mente também estão presentes ao lidar com a frustação da não realização de uma meta, o que pode ser desafiador, mas é uma oportunidade valiosa para aprendizado e crescimento. "Recomendo uma abordagem construtiva, analisando as razões do não alcance, ajustando estratégias e estabelecendo metas revisadas", orienta Andréia.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também