Home
Estilo de Vida
Dor nas costas por conta da má postura? Entenda a relação
Estilo de Vida

Dor nas costas por conta da má postura? Entenda a relação

publisherLogo
Anamaria
18/02/2024 21h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16062235/original/open-uri20240218-72-18o9im?1708290396
©Foto: Reprodução/Freepik
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quem nunca ouviu aquelas velhas frases “Sua postura está errada, se você não corrigir, vai ficar com dor nas costas” ou então “Se você usar muito a coluna, ela pode desgastar” ? Não é de hoje que as pessoas falam sobre correção postural, mas pouco se fala sobre a musculatura e a estrutura da coluna. 

Junto dos ligamentos, os ossos da coluna foram feitos para suportar o peso tanto do pescoço quanto da coluna lombar - que não é retificada e, naturalmente, é curvilínea com uma lordose própria que não necessariamente precisa estar reta para não surtir dores. 

MAS ENTÃO, EXISTE OU NÃO EXISTE UMA ASSOCIAÇÃO?

A postura ideal não tem nenhuma relação com as dores nas costas, se trata muito mais de um contexto histórico e uma cobrança pelo padrão de beleza e do que é visualmente correto, do que de fato uma correlação médica”, explica Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral de Guarulhos.

COMO POSSO MELHORAR MINHAS DORES?

“Para aqueles que desejam comprar aparelhos que prometem corrigir a postura, eu não indico e explico o porquê. O corpo do paciente precisa estar preparado para surtir o efeito esperado de melhora dos sintomas e para que isso aconteça, o uso precisa ser supervisionado por um especialista. Também vale lembrar que parte desse tratamento de correção de postura é puramente estético, não tendo nenhuma garantia de que se corrigindo a postura, as dores nas costas vão desaparecer”, explica Bernardo.

Para quem fica muito tempo sentado, o fisioterapeuta indica um rolo de posicionamento. A pessoa o posiciona nas costas, um pouco acima da pelve, onde inicia a curva lombar e se apoia. Caso o paciente não queira comprar ou não tenha como comprar o rolo, Sampaio indica utilizar um cobertor enrolado, uma forma simples e eficaz de moderar as dores nas costas.

“O interessante é que, dessa forma, com o cobertor ou uma toalha, o rolo é se torna moldável e é possível fazê-lo mais grosso ou mais fino, da forma que mais agrade ao paciente. Para usar, é também bastante simples, coloque-o na mesma posição, servindo como um encosto e aproveite o conforto”, finaliza.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também