Lente de contato: cuidado com a falta de higiene e o uso prolongado
Anamaria
"Não soube usar essas lentes de uso diário. Eu tinha que jogar fora e não jogava. E me deu esse problema [úlcera da córnea], que quase me cegou. Tomem muito cuidado. É bastante perigoso. Nós
realmente podemos ficar cegos. Atenção com a limpeza da caixinha e com a lavagem dos olhos e das mãos. Ficarei sem usar as lentes pelos próximos seis meses", conta Gottsha. A atriz teve uma dor forte
no olho direito, o que foi um alerta para procurar uma emergência médica e descobrir uma úlcera de córnea por conta das lentes de contato.
O problema é tão sério que foi criada uma campanha para alertar a população sobre os graves problemas provocados pelo uso incorreto de lentes de contatos. “O intuito não é apenas conscientizar, e sim educar a população quanto ao correto uso das lentes de contato, para que não haja prejuízo ocular e para que o usuário tenha melhor experiência com as lentes”, explica Tiago César Pereira Ferreira, professor e oftalmologista.
O uso incorreto das lentes pode ocasionar uma gama de prejuízos à saúde ocular, que vão de sensações desconfortáveis a lesões de diversos níveis de gravidade. Foi o que aconteceu com a atriz Gottsha, do musical Mamma Mia. Por ser um tecido transparente, as infecções na córnea podem trazer consequências devastadoras aos olhos, limitando a visão caso surjam cicatrizes.
Segundo o especialista, os olhos são estruturas extremamente complexas e sensíveis e, mesmo lesões aparentemente inofensivas, são dignas de atenção e tratamento imediato. O oftalmologista salienta que o uso incorreto de lentes pode causar a formação de úlceras, que nada mais são que feridas abertas no olho, e, em graus mais severos, a perda parcial ou total da visão, ao transplante de córnea ou mesmo a perda do globo ocular, além de fissuras. Entenda mais a respeito!
Úlcera das córneas
A ceratite infecciosa ou úlcera das córneas (lesão ou infeção originada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas) provoca a opacidade na córnea, que é a quinta principal causa de casos de baixa visão e cegueira no mundo. E a doença é bastante relacionada justamente ao mau uso das lentes de contato, que facilita a contaminação por microrganismos.
Sintomas
Desconforto ao colocar a lente de contato, dor, sensibilidade à luz, vermelhidão, lacrimejamento e ponto branco-amarelado no olho são os principais sintomas da úlcera de córnea. Em casos mais graves, a úlcera pode comprometer a córnea toda e atingir camadas mais profundas. Ao perceber qualquer um desses sintomas, procure um oftalmologista imediatamente. O quanto antes o problema for tratado, melhor para a recuperação ocular.
Tratamento
Este vai depender da causa e do agente causador específico, porém, em geral, inclui uma associação de colírios e outras medicações.
Baixa oxigenação
Mais um possível problema da falta de cuidados é a baixa oxigenação da córnea, causada pela utilização das lentes por tempo prolongado. “Algumas pessoas podem desenvolver os chamados neovasos ou, em casos mais graves, sofrer danos nas células endoteliais. A longo prazo, essas situações contribuem para a baixa visual e até mesmo para a necessidade de transplante de córnea“, explica a oftalmologista Claudia Del Claro.
ALERTA
Separamos 10 mandamentos para o uso correto das lentes de contato:
- Lavar bem as mãos e secá-las completamente antes de manusear as lentes;
- Para limpar e armazenar, usar somente as soluções próprias para limpeza de lentes de contato, fazer movimentos de fricção e enxaguar diariamente após o uso;
- Todos os dias, ao colocar as lentes de contato, jogar fora toda a solução que ficou no estojo, limpá-lo com a própria solução e substituir o estojo a cada 3 meses;
- Não usar a lente após seu vencimento, respeitando o prazo de validade do fabricante;
- Não dormir com as lentes de contato;
- Não tomar banho de chuveiro e nem mergulhar em mar, rio ou piscina com as lentes nos olhos;
- Usar colírios lubrificantes próprios para o uso com lentes de contato;
- As lentes de contato não substituem completamente os óculos - o uso deve ser alternado diariamente;
- Faça a higiene dos cílios diariamente com xampu neutro ou produtos não
oleosos testados para uso oftalmológico; - O uso das lentes deve ser acompanhado pelo oftalmologista. Caso haja qualquer desconforto, dor, vermelhidão ou visão embaçada, deve-se suspender o uso e procurar o especialista.