Por trás dos Sinais: campanha alerta sobre os sintomas da deficiência de hormônio de crescimento
Anamaria
A Deficiência de Hormônio do Crescimento em Adultos (DGHA) apresenta sintomas considerados comuns – como cansaço, ganho de peso na região abdominal e dificuldade de concentração - o que dificulta o diagnóstico. Por conta disso, a Novo Nordisk lançou a campanha de conscientização Por Trás dos Sinais, cujo objetivo é oferecer informações para encurtar a jornada dos pacientes adultos com deficiência de hormônio do crescimento (DGHA) até o diagnóstico.
Segundo a Associação Americana de Endocrinologia (AACE), a DGHA atinge dois a três, em cada 10 mil indivíduos no mundo, sendo que cerca de 20% das pessoas tiveram o transtorno hormonal na infância. “A DGHA é um distúrbio hormonal raro, que ocorre quando o organismo não produz quantidades suficientes de hormônio do crescimento. O envelhecimento natural e outras doenças conhecidas apresentam sintomas muito parecidos ao desta doença, o que dificulta o diagnóstico. Por isso, queremos chamar a atenção para as causas da doença, para alertar pessoas que possam estar negligenciando os sinais dados pelo corpo”, afirma Erika Miyamoto Fortes, gerente médica da Novo Nordisk.
E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DGHA?
- Fadiga e falta de energia;
- Redução da massa corporal magra;
- Aumento de gordura abdominal;
- Dificuldade de concentração;
- Distúrbios e interrupção de sono;
- Aumento do colesterol total;
- Diminuição da densidade óssea, entre outros.
No entanto, um ou mais sintomas acima não são suficientes para suspeitar da doença. O distúrbio está relacionado ao histórico de uma destas condições: deficiência do hormônio de crescimento na infância; trauma ou lesão cerebral; tumor cerebral ou de hipófise; cirurgia ou radioterapia devido a tumor cerebral; Síndrome de Sheehan; doenças inflamatórias, infecciosas ou infiltrativas da hipófise, como tuberculose, hemacromatose ou sarcoidose.
“Estima-se que o Brasil tenha 3.700 casos de DGHA por ano. Por ser uma condição pouco conhecida e subdiagnosticada, nossa campanha de conscientização tem um papel ainda mais importante e desafiador. Precisamos levar a informação para o maior número possível de pessoas, para que aquelas que têm as condições pré-existentes e apresentem sintomas, possam buscar um médico”, afirma Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk.
O QUE FAZER?
Por Trás dos Sinais conta com um portal, que funciona como hub de conteúdo com informações sobre as causas, sintomas e tratamento, além de um guia com sugestões de perguntas para fazer para o médico e um botão de busca geolocalizada por médicos especialistas. Para mais informações, acesse: https://www.portrasdossinais.com.br/.