Saiba como manter a vitalidade dos fios quimicamente tratados
Anamaria
Todo cabelo precisa de cuidados para se manter bonito e saudável, porém os fios quimicamente tratados merecem uma atenção redobrada. Processos químicos, como alisamento, tinturas, descoloração e permanente, modificam a estrutura capilar, deixando as madeixas fragilizadas.
Mas, engana-se quem pensa que não é possível ter um cabelo com química cheio de vitalidade, brilhoso e com aspecto hidratado. A Widi Care listou alguns cuidados rotineiros para garantir a saúde e a beleza contínua dos fios.
ESCOLHA UM PROFISSIONAL DE CONFIANÇA
Considere se o mesmo tem experiência com a química pretendida e busque boas referências. Para evitar qualquer transtorno ou dor de cabeça, invista em quem você confia, afinal, é melhor prevenir do que remediar.
RESPEITE O TEMPO ENTRE UMA QUÍMICA E OUTRA
Alisamentos, descolorações e aplicações de tinturas agridem a fibra capilar. Além de algumas químicas não serem compatíveis, não respeitar o tempo entre um procedimento e outro compromete – e muito – a saúde dos cabelos. Quebra e corte químico são alguns dos danos que podem ocorrer. Por isso, antes de realizar qualquer química, é importante fazer teste de mechas, prova de toque e, claro, recuperar as madeixas entre um processo e outro, ensina Thuany Oliveira, especialista em produtos da Widi Care.
NÃO LAVE OS CABELOS TODOS OS DIAS
Para manter a saúde dos fios é importante se atentar à frequência das lavagens/higienização. De forma excessiva a hidratação natural que o couro cabeludo produz pode ser reduzida, causando ressecamento dos fios. O ideal é higienizar os fios de duas a três vezes por semana em dias intercalados, lembrando sempre de respeitar a particularidade de cada cabelo. Além disso, é importante usar xampu sem sal e aplicar o condicionador apenas no comprimento dos fios.
INVISTA NAS RECONSTRUÇÕES CAPILARES
Os processos químicos reduzem a hidratação natural dos fios, por isso fazer tratamentos com frequência é imprescindível para manter os cabelos saudáveis e bonitos. A dica é investir na reconstrução.
PEGUE LEVE NO USO DAS FERRAMENTAS DE CALOR
O secador, a prancha e o babyliss são ótimos aliados quando o assunto é modelar e dar forma aos fios. Porém, o uso frequente resseca e pode até causar danos mais sérios, como a quebra dos fios. Diminuir o uso é o mais indicado, mas, caso você não abra mão, não se esqueça de usar um bom protetor térmico para proteger os fios e deixá-los mais protegidos.