Sofrendo com o calor e clima seco? Confira dicas para a lavagem nasal em crianças
Anamaria
Só quem sofre com doenças alérgicas sabe o quanto o clima seco e quente pode ser difícil para a saúde das crianças. Com a onda de calor atingindo o Brasil, até mesmo quem não sofre com as alergias passa por apertos com ressecamentos e feridas no nariz. A lavagem nasal é um procedimento simples que pode ajudar a aliviar os sintomas. A seguir, confira os benefícios e dicas para a técnica!
BENEFÍCIOS DA LAVAGEM NASAL
Vale apontar que a lavagem nasal, feita com soro fisiológico, é um dos procedimentos mais eficazes para hidratar a narina e ainda retirar substâncias nocivas ao organismo - como toxinas poluentes, vírus e bactérias. Além de prevenir doenças respiratórias, o processo previne as pioras na saúde trazidas pelo desabrochar das flores na primavera.
O otorrino-pediatra Ricardo Godinho explica os diversos benefícios para as crianças. "A lavagem nasal é uma prática recomendada para melhorar a qualidade de vida de crianças com dificuldade de respirar pelo nariz. Descongestionadas, ela dormem melhor, comem melhor. É um tratamento com ótima relação custo-benefício, e praticamente não gera efeitos colaterais. Há muitos benefícios", aponta.
'AJUDINHA' NA ADAPTAÇÃO
Muitas crianças nutrem o medo da lavagem nasal, fazendo com que os pais desistam da prática. Um dos maiores causadores desse conflito é o uso de seringas para injeção em vez de dispositivos próprios para a lavagem nasal. Hoje em dia já existem diversas opções, algumas lúdicas e divertidas, que mais se parecem com brinquedos e foram feitas especialmente para as crianças.
"Existem diferentes formas de lavar o nariz, e cada criança reage e se adapta de forma individualizada. Para cada tipo de doença e gravidade de sintomas existe uma maneira de lavar o nariz, que vai ser a mais indicada. Algo que perpassa por tudo isso, é que seja feita de forma gentil. A criança não pode sentir dor, e tem que colaborar com o processo. Ela não pode se sentir desconfortável ao fazer a lavagem", reforça Godinho.
COMO FAZER A LAVAGEM NASAL EM CRIANÇAS?
A fisioterapeuta respiratória Genai Latorre recomenda que a lavagem nasal seja realizada duas vezes ao dia em bebês e crianças que apresentem quadro viral, e uma vez naqueles que não possuem problemas, mas que os pais queiram trabalhar a limpeza de maneira preventiva. E orienta:
- A aplicação deve ser realizada sempre com a criança sentada ou em pé, nunca deitada;
- A cabeça deve estar posicionada para frente e levemente inclinada na direção contrária a qual a narina será lavada;
- Durante a lavagem, a criança deve manter a boca aberta;
- Usar sempre soro fisiológico (nunca apenas água);
- É importante que o líquido esteja em temperatura ambiente ou morna, nunca gelada;
- Também não se deve aplicar o conteúdo com força ou rapidez. A pressão do jato deve ser suave e contínua.