Bebê tem alteração na cor dos olhos após reação ao tratamento de Covid
Aventuras Na História
Um bebê de seis meses teve a cor de seus olhos alterada após uma complicação rara de um tratamento de Covid-19, conforme os médicos acreditam. O tom dos olhos da criança passou de castanho para um tom de azul.
Quando constatado que o menino estava com coronavírus, ele recebeu a prescrição para tomar o antiviral favipiravir, que é receitado para gripe, porém, no Japão e na Tailândia, servem para pacientes diagnosticados com covid-19.
Segundo repercutiu o jornal O Globo, a mãe do bebê percebeu que após 18 horas do início do tratamento, quando exposto ao sol, os olhos do menino apresentavam um tom azul. Anteriormente, esse efeito ao tratamento já havia sido identificado em outro paciente, com 20 anos.
Após a interrupção do tratamento, tanto o homem quanto o bebê tiveram a verdadeira cor de seus olhos de volta.
O caso
Na revista científica Frontiers in Pediatrics, os médicos do bebê escreveram sobre o caso:
O evento adverso relatado, embora raro, deve ser levado a sério e monitorado de perto em casos futuros. Mais estudos são necessários para determinar a incidência desses [efeitos] adversos e suas potenciais consequências a longo prazo na saúde da córnea”.
Além disso, o remédio já ocasionou fluorescência no cabelo e nas unhas de humanos. Os efeitos colaterais mais comuns costumam ser diarreia leve e ácido úrico elevado no sangue.