Home
Estilo de Vida
Caviar dos astecas continua sendo vendido na Cidade do México
Estilo de Vida

Caviar dos astecas continua sendo vendido na Cidade do México

publisherLogo
Aventuras Na História
16/04/2023 21h19
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15509322/original/open-uri20230416-17-1vro0o1?1681680060
©Reprodução/Vídeo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Diante das crises de fome que abalam o mundo, o comércio de insetos vem aumentando, normalmente associado à culinária extremo-oriental. No entanto, se voltarmos à realidade cotidiana asteca, veremos que a entomofagia para eles era bastante significativa.

Até os dias de hoje, um alimento conhecido como caviar asteca é vendido na Cidade do México, normalmente como forma de tortillas capeadas de ahuautle em salsa verde. A chave está no ahuautle: em nahuatl, é a junção de atl (água) e huautli (semente da alegria). No caso, os ovos são de insetos; mais precisamente, de moscas d’água (axayácatl).

Axayácatl, a mosca dos ovos de ouro / Crédito: Reprodução

 

Conforme repercutido pela BBC, é dito que os antigos imperadores astecas comiam ahuautle, pois, acreditavam que os ovos dariam força. O consumo ocorria todas as manhãs na época chuvosa do versão, afinal, era o período em que os ovos estavam frescos. A prática do consumo desse caviar alimenta uma tradição milenar, adorada por Montezuma.

Os ovos também possuíam significado ritual nos sacrifícios feitos ao deus do fogo Xiuhtecuhtli. Seu consumo começou a diminuir somente com as invasões espanholas, nunca deixando de existir, mas voltando a crescer nos últimos tempos.

Tortilla capeada de ahuautle com salsa verde / Crédito: Reprodução

 

O ahuautle é considerado o caviar mexicano, inclusive, por seu preço. Um pequeno pote dessa iguaria pode custar até 400 pesos (aproximadamente R$ 86,00). Essa inflação, porém, não existe por um luxo, mas pela tragédia da redução da produção desde os tempos coloniais.

Sobre o sabor, é possível descobrir através do relato de um repórter da BBC: “Dei uma mordida. Primeiro notando o toque picante e picante da salsa e a textura levemente áspera dos ovos amarrados na massa esponjosa. Então, o sabor característico da ahuautle me atingiu: um sabor potente e de peixe semelhante ao do pequeno camarão seco popular na culinária do Leste Asiático.”

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também