Representatividade: Barbie lança boneca que representa pessoa com síndrome de Down
Aventuras Na História
Nesta terça-feira, 25, a Mattel, empresa responsável pela fabricação da Barbie, lançou a primeira boneca da linha que representa uma pessoa com Síndrome de Down. Conforme repercutiu o portal de notícias G1, em um vídeo publicado, a empresa disse que a "Barbie segue com sua jornada de inclusão".
De acordo com um comunicado divulgado pela Mattel, a nova boneca da marca tem uma estrutura mais curta e um tronco mais longo quando comparado com outras bonecas da Barbie, e ainda conta com os olhos mais arredondos, as orelhas menores e a ponta do nariz achatada.
Repercussão
Com o lançamento da nova boneca, a vice-presidente executiva e diretora global da Barbie & Dolls, Lisa McKnight, disse:
Nosso objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, enquanto também encorajamos crianças a brincarem com as bonecas com as quais elas não se parecem."
A empresa ainda disse que, para a criação da nova boneca, trabalhou em conjunto com a National Down Syndrome Society ("Sociedade Nacional de Síndrome de Down", em tradução livre) nos Estados Unidos.
A nova boneca Barbie conta ainda com um vestido em tons de amarelo e azul, as mesmas cores que representam a campanha de conscientização da Síndrome de Down. Ainda, ela vem acompanhada de um colar que representa o causador da síndrome, ou seja, a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo.