Home
Estilo de Vida
07/03, Dia das Santas Perpétua e Felicidade: aprenda oração para as protetoras das grávidas
Estilo de Vida

07/03, Dia das Santas Perpétua e Felicidade: aprenda oração para as protetoras das grávidas

publisherLogo
Bons Fluidos
07/03/2024 22h39
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16095682/original/open-uri20240307-18-7xh0v0?1709851298
© Reprodução/Paróquia Imaculada Conceição
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Hoje, em 7 de março, celebramos o dia das santas africanas Perpétua e Felicidade, conhecidas na comunidade católica como as protetoras das grávidas. Isso porque, mesmo após o recém-nascimento de seus filhos, escolheram o caminho da fé e foram martirizadas pelo imperador romano da época.

A história de Perpétua e Felicidade

A história de Perpétua e Felicidade se passa na cidade de Cartago, localizada ao norte do continente africano, hoje a chamada Tunísia, no ano de 203 d.C. Perpétua era uma mulher rica e, mesmo de família pagã, escolheu o caminho da fé em Cristo, assim como Felicidade, sua escrava.

Poucos dias após das à luz seu filho, Perpétua foi presa e condenada pelo governo do imperador romano Lúcio Septímo Severo. Na época, qualquer manifestação cristã era considerada crime. Logo em seguida, Felicidade foi capturada pelo mesmo motivo. Na época, ela estava grávida de oito meses e deu à luz sua filha na prisão.

O diário de Felicidade na prisão

Felicidade, inclusive, escreveu sobre sua experiência presa ao lado de Perpétua em um diário. O texto, conservado até hoje, é conhecido como um dos escritos mais antigos da Igreja Católica. Ele recebeu o nome de “Paixão das Santas Perpétua e Felicidade”. Confira um trecho abaixo:

“Nos jogaram no cárcere e eu fiquei consternada, porque nunca tinha estado em um lugar tão escuro. O calor era insuportável e éramos muitas pessoas em um subterrâneo muito estreito. Parecia que ia morrer de calor e de asfixia, e sofria por não poder ter, junto a mim, o meu filho, que era de tão poucos meses e necessitava muito de mim. O que eu mais pedia a Deus era a graça para ser capaz de sofrer e lutar por nossa santa religião”.

Após serem pisoteadas por animais, como bois e vacas, conforme ordem do imperador, Perpétua e Felicidade tiveram suas cabeças cortadas, num triste fim. Hoje, muitas mulheres lembram das santas no período de gestação ou quando tem o desejo de engravidar.

Oração para as santas Perpétua e Felicidade

“Deus Todo-Poderoso, que destes às mártires Santas Perpétua e Felicidade a graça de sofrer pelo Cristo, ajudai também a nossa fraqueza, para que possamos viver firmes em nossa fé, como elas não hesitaram em morrer por Vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também