Calma, respira! 4 sinais de que você pode estar sofrendo de ansiedade
Bons Fluidos
Não atoa, muitos alegam que a ansiedade, assim como a depressão, se tornou o mal do século. Caracterizada como um sentimento ligado ao medo intenso, à preocupação e ao nervosismo, a ansiedade atinge, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 18,6 milhões de pessoas somente no Brasil.
E é justamente sobre isso que iremos falar por aqui hoje. Para a coluna desta semana, eu, Luiza Bittencourt, separei quatro pontos rotineiros essenciais que podem te ajudar a perceber que você pode estar sofrendo de ansiedade. Confira a listinha abaixo.
4 sinais de que você pode estar sofrendo de ansiedade
1. Procrastinação: deixar sempre o que se tem para fazer para depois (é o que gera ainda mais ansiedade);
2. Sofrer antecipadamente: se preocupar em excesso com coisas que ainda não aconteceram (e que talvez nem aconteçam);
3. Achar que tudo vai dar errado e ter muitos pensamentos catastróficos;
4. Se criticar em excesso e ter sempre medo de errar.
Se identificou com alguns desses pontos?
A ansiedade em excesso prejudica e muito a vida e a saúde de modo geral. Mas calma lá! Todo mundo sente ansiedade, isso é natural, afinal, somos seres humanos. E, até certo ponto, a ansiedade é importante para a nossa sobrevivência e pode ajudar na motivação de seguir com os planos e metas adiante.
O problema é o excesso: ele pode reduzir a imunidade, gerar insônia, autocobrança exagerada, crises de ansiedade, e por aí vai! Mas uma forma de conseguir lidar melhor com isso e reduzir a ansiedade é praticando Mindfulness (a técnica de atenção plena).
Diversos estudos científicos demonstram isso. Mas, claro, não existe milagre. Você não fará uma meditação e sua vida mudará de um dia para o outro. É uma construção diária e um estilo de vida.
Quer saber mais sobre isso? Eu vou te explicar tufo sobre este tema tão atual e importante no dia 23/11, às 20h, em um aulão gratuito online! Basta se inscrever clicando aqui . Para mais informações, acesse @mindful.luizabittencourt .