Como molhar a massa do bolo? Confeiteira ensina receita de calda fácil
Bons Fluidos
Quem aí não ama um bolo molhadinho? Nada melhor do que dar aquela primeira garfada e sentir toda a fofura que um bolo oferece, combinada com uma suculência na medida! Convidamos a confeiteira Bruna Rebelo, que separou algumas dicas sobre as caldas que podemos – ou não – utilizar nos bolos e quais tipos de massa podem receber o líquido.
Diferença entre as massas do bolo
Antes de saber como preparar, de fato, as caldas, Bruna Rebelo separou os bolos em três categorias, conforme o tipo da massa. Conhecer o tipo de massa de um bolo também lhe ajudará a entender quais sobremesas suportam ser regadas com o líquido.
Massas de método cremoso/amanteigadas: são mais densas e por isso suportam menos calda, então, se está usando massa amanteigada, vá com calma, pois, se regar em excesso, ela expulsará essa calda interferindo na estrutura do seu bolo.
Massas de método direto: são massas firmes, mas naturalmente molhadinhas. Essas costumam levar na composição gorduras em estado líquido, o que as deixam naturalmente úmidas, mas, sim, elas aceitam caldas superbem, e aqui você pode regar um pouco mais que as amanteigadas.
Massa de método espumoso: são massas mais esponjosas, onde espumamos os ovos para levar mais ar para dentro delas e por isso, elas suportam bastante calda, porém, são menos indicadas para bolos altos por causa da sua estrutura natural.
Caldas para molhar bolos
Coulis
O coulis é uma espécie de molho fino de frutas que não passa por nenhum processo de cocção. Nele as frutas são batidas com água e açúcar e já está pronto. Ele costuma ser usado para acompanhar sorvetes e sobremesas, mas também pode ser usado para molhar seu bolo. Lembrando que, por conter fruta fresca, a durabilidade do bolo será um pouco menor.
Ingredientes:
- 300 g de morangos
- 50 g de açúcar refinado
- 30 g de suco de limão
- 20g de água
Modo de preparo:
Higienize os morangos corretamente. Coloque os morangos no liquidificador ou processador com o açúcar, o suco de limão e a água e bata até obter um purê bem cremoso. Passe esse purê por uma peneira para ficar bem liso. Coloque o seu coulis em um recipiente esterilizado e leve para refrigerar. O coulis pode ficar refrigerado por até 24 horas, ou ser dividido em potinhos menores e congelados para uso posterior.
DICA: a base do coulis pode ser feita com qualquer outra fruta. Para frutas muito maduras, verifique a dosagem do açúcar para não ficar muito doce.
Calda de Açúcar
A calda de açúcar é uma base para que você possa “saborizar” como quiser e molhar seus bolos. Nos ingredientes, citamos um produto chamado saborizante. Ele poderá ser utilizado para adicionar um sabor especial à calda. É totalmente opcional e é facilmente encontrado em lojas de confeitaria.
Ingredientes:
- 500g de água
- 250g de açúcar
- Saborizante desejado
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Assim que o açúcar derreter completamente, desligue o fogo e espere a mistura esfriar naturalmente. Por fim, despeje a mistura em uma garrafa para armazenar.
Calda de guaraná
“Eu sempre usei guaraná para molhar meus bolos, foi algo que aprendi com minha mãe e gosto muito, por isso mantenho este hábito. Porém, muita gente tem preconceito e pensa que isso pode azedar o bolo, mas em todos os testes que fiz até hoje, nunca aconteceu e nem tem motivo para isso, já que é um produto que tem a validade longa, refrigerado ou não. Eu uso o guaraná para molhar o bolo da mesma forma em que ele vem embalado, não é diluído nem fervido”, finaliza.