Lucas Paquetá leva no nome homenagem ao local onde nasceu, no RJ
Bons Fluidos
Nesta última segunda-feira, 5 de dezembro, a seleção brasileira disputou as oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 contra o time asiático da Coreia do Sul. A partida resultou em uma goleada de quatro a um para o Brasil. Um deles, o último, marcado por Lucas Paquetá.
Origem do nome de Lucas Paquetá
O meia ofensivo, que entrou como titular em três dos quatro jogos disputados pela seleção brasileira, comandada por Tite, na verdade, se chama Lucas Tolentino Coelho de Lima. E se você conhece a Ilha de Paquetá, localizada na Baía de Guanabara, no bairro de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro, e imaginava que o nome escolhido pelo jogador seria uma homenagem ao território, acertou.
A palavra de origem Tupi significa, quando traduzimos para o português, “muitas pacas”, animal de grande porte considerado o segundo maior roedor do Brasil. Por lá, não passam carros. Os meios de transporte são bicicletas e charretes a pedal ou elétricas. Para visitar a população de 3 mil habitantes, é necessário pegar uma barca que sai do centro da cidade do Rio.
Inspiração para os moradores da ilha
Lucas era neto da cabeleireira mais famosa da Ilha, Dona Marlene. Seu avô, Seu Altamiro, por sua vez, foi o grande responsável por levar o neto aos treinos na Gávea, bairro nobre que abriga o clube de futebol do Flamengo, onde Paquetá foi descoberto.
Ainda pequeno, o meia ofensivo, que trabalhava como guia turístico na Pedra da Moreninha, um dos pontos mais famosos da lha de Paquetá, juntou os amigos do colégio, a Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo, e criou um time de futebol – reconhecido até hoje no local.
Jardes Nascimento, de 24 anos, foi um dos alunos que estudou com Lucas Paquetá no 2º ano do ensino fundamental. Em entrevista a TV Globo, ele disse sobre a participação do colega na Copa do Mundo: “É muito bom ver um cara que cresceu com a gente brilhar tanto lá fora. É o orgulho da Ilha. Vamos todos nos reunir para ver seus jogos na Copa do Mundo em um telão”.
Atualmente, Lucas Paquetá, jogador do time de futebol inglês West Ham United F.C., é casado com Maria Eduarda Fournier. Juntos oficialmente desde 2018, os dois são pais de Benício, de 2 anos, e de Filippo, de apenas 1.