Orca de 57 anos mantida em cativeiro por meio século será libertada nos EUA
Bons Fluidos
Lolita é uma das orcas que habita o Miami Seaquarium, ou Aquário de Miami. O golfinho de 57 anos, que vive em cativeiro há mais de meio século, será liberto e solto nas águas do Oceano Pacífico, como disseram autoridades ambientais nesta última quinta-feira, 30.
O animal que pesa 2.268 kg foi capturado no ano de 1970 em uma enseada perto de Seattle, cidade do estado de Washington. Miami Seaquarium fechou um “acordo vinculativo” com a Friends of Lolita, organização sem fins lucrativos, para devolver a orca ao oceano dentro de dois anos.
O resgate da orca Lolita
A notícia sobre a libertação de Lolita é uma vitória após anos de luta. O primeiro passo para a grande mudança de Tokitae, nome nativo americano do animal, apelidado Toki, foi a transferência da propriedade do aquário em que ela habita para a The Dolphin Company. Em parceria com a Friends of Lolita, a dupla vem fornecendo assistência médica ao animal.
A Dolphin Company é uma operadora de parques. Em seu site, podemos ler sobre alguns de seus compromissos. “Contribuímos para a preservação do nosso planeta e cuidamos dos animais selvagens por meio de pesquisa, educação e nossos centros de resgate”.
O SeaWorld Entertainment Inc. fora o antigo proprietário do Miami Seaquarium. Em 2016, a empresa encerrou os shows com orcas. Lolita era uma das principais atrações dos shows que ocorriam nos parques. Sua aposentadoria ocorreu de fato em 2022, com a mudança da administração do local.
“Encontrar um futuro melhor para Lolita é uma das razões que nos motivou a adquirir o Miami Seaquarium”, disse Eduardo Albor, presidente-executivo da Dolphin Co, em nota. Estima-se que a expectativa de uma de uma orca seja de 80 anos.