Home
Estilo de Vida
Planejamento na hora de tomar os remédios é sinônimo de sucesso para tratar a saúde
Estilo de Vida

Planejamento na hora de tomar os remédios é sinônimo de sucesso para tratar a saúde

publisherLogo
Bons Fluidos
22/11/2023 22h25
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15893272/original/open-uri20231122-56-2a88wd?1700692003
© Freepik
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No meu dia a dia como farmacêutico, sempre recebo dúvidas quanto a forma correta de tomar os medicamentos. Hoje, com a vida atribulada, acabamos esquecendo de tomar os remédios no horário certo e “pulamos” o tratamento – isso quando não tomamos duas vezes para compensar o “buraco” no horário.

E esse não é o único erro. Alguns tomam junto com a alimentação, quando o medicamento deveria ser ingerido longe, ou, ao contrário, ingerem em um horário em jejum quando deveriam estar com estômago “cheio”. Outros começam a se sentir melhor e decidem não terminar o tratamento prescrito, assim como os que não sentem melhora e param por conta própria por achar que não está funcionando. Os motivos são muitos, mas será que tudo isso está certo?

Existe hora ideal para tomar remédio?

É importante saber que não existe um único bom horário para tomar qualquer tipo de medicamento ou suplemento. Seria perfeito se assim fosse. Os horários vão depender da forma de absorção e metabolização (transformação de uma substância para outra durante o metabolismo) e do princípio ativo de cada medicamento ou suplemento – que ocorre principalmente no fígado, ou seja, no tempo em que o medicamento ou suplemento permanece circulando no sangue ou no melhor momento do dia para sua ação. Cada medicamento e suplemento tem sua peculiaridade.

Também ocorrem interações medicamentosas, ou seja, quando um medicamento ou suplemento reage com outro ou até mesmo com bebidas e alimentos que você possa ter consumido, tudo isso pode influenciar. Para mais informações, você pode acessar meu texto sobre alimentos e bebidas que devemos ter atenção ao tomar medicamentos, aqui na Bons Fluidos.

Logo, tomar seu medicamento ou suplemento na hora certa e do modo certo, faz toda a diferença. E isso vale para todas as idades ou especialidades, tanto que existe a cronofarmacologia, uma ciência que estuda a hora mais adequada de tomar medicamentos. Seu médico, farmacêutico ou nutricionista pode verificar o melhor horário e intervalo do medicamento ou suplemento a ser prescrito conforme o funcionamento do seu organismo, seus hábitos e sua rotina.

Dicas para tomar seu remédio ou suplemento corretamente

Para te ajudar eu separei aqui algumas dicas para o sucesso do seu tratamento, mas na dúvida, fale sempre com seu profissional da saúde:

1. Faça uma lista com todos os medicamentos que você já utiliza e fale com o seu médico, farmacêutico ou nutricionista sobre seus problemas ou dúvidas que surgirem de acordo com seu diagnóstico. É importante ainda conversar sobre o que você já faz uso e há quanto tempo.

2. Não esqueça de relatar também se você sofre com algum tipo de alergia.

3. Se esquecer de tomar o remédio no horário correto, nunca tome duas doses ao se lembrar. Reajuste o horário para que o medicamento faça efeito dentro do prazo desejado e lembre-se de que a chance de ter um efeito adverso ao tomar duas doses juntamente é grande.

4. A recomendação do horário ideal e intervalo para medicamentos de uso contínuo varia. O profissional de saúde pode te informar sobre isso durante a consulta.

5. Nunca interrompa a medicação se achar que já está se sentindo melhor ou que o medicamento ou suplemento não está fazendo efeito. Cada um tem um tempo certo de ação e a interrupção atrapalha o tratamento e, muitas vezes, precisará ser recomeçado.

6. Qualquer alteração na rotina, tanto dos medicamentos e suplementos, quanto da alimentação, deve ser comunicada ao profissional de saúde. Ele irá verificar a necessidade de ajuste na medicação ou suplementação.

7. Todos os medicamentos vêm com uma bula. Leia as informações e, caso tenha qualquer dúvida, fale com um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento para evitar efeitos indesejados.

8. Se durante o tratamento você apresentar alguns sinais ou sintomas como náuseas ou vômitos, gosto ruim na boca, diarreia, excesso ou perda de sono, alterações de humor, alterações visuais ou alterações na pele como vermelhidão, placas, bolhas ou coceira, lembre-se que todos esses podem ser sinais de alergia. Avise imediatamente seu profissional de saúde para que ele avalie e decida se deve ou não suspender o tratamento, ou mudar a medicação.

9. Se o fármaco causa sono, deve ser tomado ao deitar e, se não houver essa possibilidade, evite fazer atividades que exijam atenção especial, como dirigir, manejar máquinas, fazer provas ou atividades que exijam muita concentração.

10. Idosos que geralmente fazem uso de vários medicamentos ao mesmo tempo são mais propensos a esquecer de tomar a dose indicada de seu remédio. Nestes casos, existem algumas sugestões extras.

11. Organizador de comprimidos para a semana podem ser usados, mas guarde também a embalagem original e a bula, higienize bem o mesmo, evite o contato direto das mãos com o medicamento ou suplemento ao manuseá-lo e evite locais com diferença de temperatura e umidade, como banheiro, cozinha e porta-luvas do carro ou locais com luz direta. Se tiver que carregá-los no carro, faça isso sempre numa bolsa térmica sem luz direta do sol.

12. Coloque um lembrete do horário do medicamento em um local de fácil acesso: vale colocar na porta da geladeira, quadro de avisos, agenda e despertador do celular ou em aplicativos que podem ajudar.

Sugestões para tomar medicamentos e suplementos todos os dias

Para manter um tratamento correto com o máximo de sucesso, é importante tomar todos os medicamentos ou suplementos conforme as instruções do profissional de saúde. Algumas dicas podem ajudar nesse processo. São elas:

1. Estabeleça um mesmo horário para tomar seu medicamento ou suplemento todos os dias.

2. Organize seus horários para tomar seu medicamento ou suplemento junto a sua rotina.

3. É muito importante verificar se seus medicamentos e suplementos devem ser tomados com o estômago vazio ou cheio.

4. Mantenha um “calendário de remédios” com seus frascos de comprimidos e cápsulas e anote cada vez que tomar uma dose. Isso é muito importante, principalmente aos idosos e evita a superdosagem.

5. Reabasteça seu “calendário” no mesmo horário todas as semanas, por exemplo, todos os domingos de manhã após o café.

6. Não interrompa seu tratamento ao viajar. Certifique-se de levar o suficiente para seu tratamento – e mais alguns extras – caso o retorno seja adiado ou algum imprevisto aconteça. Caso for viajar de avião, leve seus medicamentos preferencialmente na bagagem de mão, lembrando que as temperaturas dentro do compartimento de carga podem danificar o medicamento.

Como escolher horários para tomar os medicamentos/suplementos?

Medicamentos e suplementos de 12 em 12 horas

Como pode estar escrito na receita médica: 12/12 horas = duas vezes por dia = 1+1 = 1-0-1 = Tomar ao amanhecer e ao fim da tarde. 3 sugestões de horários são 07h00 e 19h00, 08h00 e 20h00, 09h00 e 21h00.

Medicamentos e suplementos de 08 em 08 horas

Como pode estar escrito na receita médica: 8/8 horas = três vezes por dia = 1+1+1 = 3 comprimidos por dia. 2 sugestões de horários são 06h00, 14h00 e 21h00 ou 07h00, 15h00 e 23h00.

Medicamentos/suplementos de 06 em 06 horas

Como pode estar escrito na receita médica: 6/6 horas = quatro vezes por dia = 1+1+1+1 = Tomar ao amanhecer, ao meio-dia, ao fim da tarde e ao deitar. Sugestões de horário são 06h00, 12h00, 18h00 e 00h00. Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente. Use o seu despertador.

Medicamentos de 04 em 04 horas

Como pode estar escrito na receita médica: 4/4 horas = seis vezes por dia = 1+1+1+1 +1+1. Sugestões de horário são 06h00, 10h00, 14h00, 18h00, 22h00, 02h00. Você terá que acordar para tomar o seu medicamento inevitavelmente. Por isso, use o seu despertador.

Um ótimo tratamento!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também