Prepare seu jardim para o frio: como cuidar das plantas durante o inverno?
Bons Fluidos
O inverno chegou. Pelos próximos três meses, pela falta de sol, pelas geadas e pelas chuvas, é preciso ter um cuidado ainda maior para manter o jardim e as plantas bonitas e saudáveis. Na jardinagem, como o inverno é caracterizado pela dificuldade de absorção de nutrientes, de água e de luz, é necessário realizar algumas medidas que irão impedir que haja danos e riscos às espécies.
4 dicas para cuidar das plantas no inverno
Diminua a quantidade de regas
“Molhar as plantas numa frequência menor é muito importante para manter o jardim saudável. No inverno, as plantas tendem a ficar molhadas por um período ainda maior, pois a evaporação ocorre em um processo mais lento, o que pode ser prejudicial, já que a umidade pode causar o apodrecimento das raízes”, explica a paisagista Rayra Lira, da J Lira Green Life.
Se você rega três vezes por semana durante o verão, no inverno deve ser feita somente uma vez”, continua a profissional. Rayra afirma que plantas que ficam dentro de causa não passam por tanta influência do ambiente externo, por isso, não é preciso ter uma preocupação maior com a rega.
Se atente às fontes de calor e luz
Que o inverno é a estação mais cinza e fria do ano todos sabem, mas como proporcionar a luz e o calor para as plantas? Rayra afirma que em dias de pouco sol, é recomendado deixar as plantas dentro de casa mais perto da janela para ter a circulação de ar, importante para que a planta consiga fazer a fotossíntese e assim conseguir ter a absorção de nutrientes e de água. Os jardins e plantas que ficam na parte externa, sem a possibilidade de entrar em casa, é indicado usar uma manta térmica para que geadas e ventos fortes não prejudiquem as espécies.
A adubação deve ser feita com cautela
A paisagista explica que é durante o inverno que as plantas hibernam para se prepararem para a primavera, e os nutrientes possuem uma grande importância durante esse processo, já que é a partir deles que a sobrevivência do jardim é garantida durante a estação, segurando a vitalidade para a primavera.
“Por haver esse grande grau de relevância, é essencial ter uma boa adubação. Isso implica realizar esse processo com ingredientes orgânicos, como o substrato e humos de minhoca. Além disso, o recomendado é adubar um ou dois meses antes do inverno começar e também um mês antes de chegar a primavera, assim as plantas vão despertando o se metabolismo”, Rayra explica.
Não se esqueça da aeração
É o passo que consiste em afofar a terra, importantíssimo nos dias frios. Ele será responsável pela ajuda de absorção de luz e na oxigenação do solo.
“É comum que ao longo do tempo a terra fique mais dura. Por isso, é preciso ficar de olho para ver se a água está demorando um tempo maior que o normal para ser absorvida. Quando chegar nesse ponto, é a hora de afofar”, finaliza a paisagista.