Home
Estilo de Vida
Anda sem memória? Confira alguns métodos para melhorá-la
Estilo de Vida

Anda sem memória? Confira alguns métodos para melhorá-la

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
23/02/2024 20h43
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16071959/original/open-uri20240223-644-1gxh983?1708721849
©bing.com - midiatismo.com.br
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você já se pegou esquecendo informações importantes com frequência? Sabia que existem métodos comprovados que podem lhe ajudar a melhorar a memória? A perda de memória pode ser influenciada por diversos fatores como estresse, ansiedade, privação do sono, medicamentos e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Entre os métodos eficazes para melhorar a memória, está o ato de falar em voz alta enquanto lê, pois essa ação ajuda a gravar informações na memória de longo prazo. Além disso, anotar à mão aquilo que se deseja lembrar pode facilitar o aprendizado, pois essa prática estimula a reformulação das informações, melhorando a compreensão e retenção do conteúdo.

Estudos mostram a eficácia da prática distribuída, que consiste em espaçar as sessões de estudo ao invés de realizar longas maratonas de estudo. A repetição espaçada contribui para criar uma memória mais resistente ao esquecimento. Outro método interessante é variar durante a repetição, fazendo pequenas alterações durante as sessões de prática para promover um aprendizado mais rápido.

Além disso, exercícios aeróbicos como correr ou nadar podem aumentar o tamanho do hipocampo, área cerebral relacionada à aprendizagem e memória verbal. A técnica de intercalação, que consiste em misturar diferentes temas ou tipos de prática durante o estudo, também pode facilitar o aprendizado e promover um entendimento mais aprofundado.

Portanto, se você tem sentido sua memória prejudicada, experimente incorporar esses métodos cientificamente comprovados no seu dia a dia e potencialize sua capacidade de lembrar informações importantes.

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também