Brasil tem número alarmante de diabéticos, alerta Ministério da Saúde
ICARO Media Group TITAN
De acordo com dados levantados pelo Ministério da Saúde, o diabetes tipo 1 e tipo 2 são doenças crônicas muito graves que afetam uma grande parte da população brasileira. O Brasil é o quinto país com a maior incidência dessa doença no mundo, alcançando a preocupante marca de 16,8 milhões de brasileiros diabéticos.
O diabetes é uma doença considerada silenciosa, por isso é essencial estar atento aos sinais de pré-diabetes ou da própria doença já presente no organismo. Um dos sintomas que podem indicar a presença da doença é a saúde bucal. A alteração do controle da glicemia afeta o fluxo salivar devido à circulação sanguínea, resultando em boca seca, gengiva vermelha e mais sensível, além de possível perda de dentes.
Outros problemas de saúde bucal, como infecções e cáries, também podem se agravar com os níveis glicêmicos alterados. A quantidade de açúcar na saliva aumenta devido à presença da glicose, favorecendo o desenvolvimento dessas complicações. O mau hálito também pode ser um indicador de níveis elevados de açúcar no sangue, assim como a sede excessiva e a frequência aumentada de urinação.
Além disso, a diabetes pode levar a uma incapacidade do organismo em cicatrizar ferimentos, o que pode causar complicações após procedimentos odontológicos. O surgimento de aftas e machucados na boca também pode ser indicativo da presença da doença no corpo.
Diante de qualquer sintoma, é essencial que o paciente procure um médico e faça exames de sangue para o diagnóstico adequado. O tratamento indicado pelo profissional da saúde deve ser seguido para controlar a doença e evitar complicações. É fundamental estar atento à saúde bucal, realizar exames periódicos e cuidar da glicemia para uma melhor qualidade de vida.