Consumo diário de uma xícara de morangos melhora humor e reduz risco de demência, indica estudo
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4447/thumb/Logo_quadrado.png)
ICARO Media Group TITAN
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Comer uma xícara de morangos por dia pode melhorar o humor e reduzir o risco de demência, sugere estudo
Os pesquisadores da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, descobriram que acrescentar uma xícara de morangos à dieta diária pode trazer grandes benefícios para a saúde mental e reduzir o risco de demência. O estudo, publicado na revista Nutrientes em 19 de outubro, analisou os efeitos do consumo de extrato de morangos em voluntários de meia-idade e com excesso de peso ao longo de 12 semanas.
Durante o experimento, os participantes receberam suplementos feitos com a mesma concentração de nutrientes encontrada em uma xícara de morangos. O objetivo era avaliar se essa mudança na dieta teria algum impacto no desempenho cognitivo e na saúde metabólica dos voluntários.
Como a faixa etária dos voluntários é propensa a um declínio na memória, além do aumento da inflamação do corpo, os resultados desta pesquisa são bastante promissores. Trinta adultos com idades entre 50 e 65 anos, que já apresentavam comprometimento cognitivo leve e índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25, participaram do estudo.
Antes do início do experimento, os voluntários foram instruídos a evitar o consumo de qualquer tipo de frutas vermelhas. Durante as 12 semanas de pesquisa, metade das pessoas recebeu 13 gramas do suplemento em pó de morango, enquanto a outra metade recebeu um placebo.
Foram realizados testes cognitivos antes e depois do consumo do suplemento para medir as habilidades dos participantes em controlar e regular pensamentos, emoções e atitudes diante de situações de conflito ou distrações. Os testes também avaliaram a capacidade de lembrar palavras, a função da memória de longo prazo e o humor dos voluntários.
Os resultados mostraram que aqueles que receberam o placebo apresentaram um desempenho inferior nos testes de memória e concentração. Por outro lado, os participantes que consumiram o suplemento de morango tiveram resultados melhores, cometendo menos erros ao lembrar de palavras em uma lista, por exemplo.
Além disso, foi observado que essas pessoas também apresentaram níveis mais baixos de sintomas depressivos e maior disposição para atividades cotidianas e relações sociais. Os pesquisadores concluíram que a melhoria no humor possivelmente está relacionada a uma melhor capacidade de lidar com emoções e níveis mais baixos de estresse.
De acordo com o estudo, o consumo diário de uma xícara de morangos, aliada a hábitos saudáveis, pode ser uma estratégia simples para melhorar a saúde mental e reduzir o risco de demência em pessoas de meia-idade.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)