Dieta vegana pode melhorar vida sexual masculina, dizem pesquisadores
ICARO Media Group TITAN
Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova York e da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan, nos Estados Unidos, revelou que seguir uma dieta vegana pode beneficiar a vida sexual dos homens e auxiliar no tratamento da disfunção erétil. De acordo com a pesquisa publicada na revista científica Cancer em 13 de fevereiro, uma alimentação baseada em vegetais, frutas, grãos e nozes, com restrição de carne e laticínios, mostrou melhorias significativas na função sexual dos participantes, com uma melhora de até 11% em comparação com aqueles que consumiram menos alimentos saudáveis.
Os cientistas analisaram dados de saúde de cerca de 3,5 mil homens com câncer de próstata desde 1986, observando que o tratamento da doença pode acarretar efeitos colaterais como disfunção erétil e incontinência urinária. Os participantes foram divididos em grupos de acordo com a proporção de alimentos vegetais e animais que consumiam. Além dos benefícios para a vida sexual, a dieta vegana também foi associada a uma melhora na saúde urinária, na saúde hormonal e no funcionamento intestinal.
A urologista Stacy Loeb, principal autora do estudo, ressaltou que esses resultados desmistificam a crença histórica de que o consumo de carne aumenta a função sexual dos homens, destacando que, na verdade, o contrário pode ser verdadeiro. Ela ressaltou que essas descobertas podem oferecer esperança para homens que enfrentam efeitos colaterais significativos de tratamentos comuns para câncer de próstata, como cirurgia e radioterapia. Stacy enfatizou a importância de adotar uma alimentação mais saudável à base de plantas, reduzindo o consumo de carne e laticínios, como um passo simples que os homens podem seguir para melhorar sua qualidade de vida.