Muito mais do que estética: Conheça alguns passos para melhor cuidar do corpo pós-parto
Manequim
Com certeza, as mudanças do corpo durante a gravidez são muitas. Mas e o pós? Recentemente, diversas celebridades – como Virginia, Viviane Araújo, Gabriela Prioli, etc. – se abriram sobre seu corpo pós-parto e relatando questões que a incomodam.
Todas elas retrataram que as preocupações vão muito além da estética e muito mais sobre se sentir bem consigo mesma, principalmente após todos os altos e baixos da maternidade. Dentre os sintomas, além da barriga, relata-se inchaço, varizes, queda de cabelo, unhas fracas e desidratação da pele.
Segundo a Dra. Mariana Ribeiro, todos esses fatores são comuns ao pós-parto, seja ele cesária ou normal. Mesmo assim, como forma de ajudar quem está passando por isso, ela explica que alguns procedimentos, desde caseiros até em laboratórios, podem aliviar esses sintomas. “Drenagem linfática, radiofrequência, ultrassom microfocado e Bioestimuladores são tratamentos muito bem-vindos”, afirma.
E completou: “A drenagem, por exemplo, age contra o inchaço. Outros tratamentos atuam contra as gorduras localizadas e a celulite. Já a radiofrequência e ultrassom microfocado são procedimentos que trabalham para estimular a circulação sanguínea e a formação de colágeno, deixando a pele mais firme. O peeling auxilia na amenização das manchas que o melasma produz durante a gestação”.
Muito mais do que estética: Conheça alguns passos para melhor cuidar do corpo pós-parto
Implantes hormonais, além disso, podem ser uma boa opção para as mamães. Auxiliando na disposição, ele também contribui com a libido, aumento da massa magra, diminuição das celulites e manutenção do peso.
Mesmo assim, a Dra. Mariana Ribeiro destaca: São necessários de 9 a 12 meses para o corpo pós-parto se recuperar de forma natural. Porém, esse tempo pode variar de acordo com cada pessoa e seus hábitos.
“Não existe milagre, mas sim um conjunto de medidas e mudanças diárias. Isso é fundamental, principalmente ao adotar uma dieta saudável e atividades físicas nesse processo. Essas ações trabalham no auxílio do condicionamento físico e na boa forma. Assim, é possível se alimentar bem, e sem restrições”, por fim, aponta. “Praticar atividades físicas durante a recuperação do corpo após uma gestação é primordial. Elas são benéficas, inclusive, para a saúde mental, porque ajudam a evitar depressão pós-parto, o sedentarismo, os estresses causados pelo parto e na estética que a mulher busca”.